Festa da Penha: capela do Convento está restaurada para a celebração
Nesta quarta (13) foi realizada a cerimônia de entrega do restauro da capela do Convento da Penha, serviço realizado no município por meio de repasse de recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da ordem de R$ 400 mil.
Para garantir a integridade física desse patrimônio cultural nacional, assim como a preservação de seus elementos arquitetônicos, os serviços de manutenção se desdobraram nas recuperações do forro, do piso e dos sinos da capela, além de pintura interna. Outras melhorias foram o projeto de instalações elétricas e o projeto de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), bem como a atualização do levantamento arquitetônico. Além disso, também foram executados trabalhos de manutenção corretiva e preventiva do sistema elétrico e automação da iluminação cênica.
Outro destaque das intervenções foi a pesquisa arqueológica, que atraiu a atenção da comunidade local. Foi identificada uma extensa camada de aterro, com presença de diversos materiais construtivos e cerâmica utilitária de diversas épocas. Os resultados da pesquisa estão em processo de análise e interpretação dos dados. Posteriormente, tais informações também serão redigidas em formato de material educativo, a fim de compartilhar o conhecimento com a sociedade de modo amplo.
Em consonância com a entrega do IPHAN, desde 2021 a Prefeitura de Vila Velha entregou diversos serviços e ações, como a reabertura da Igreja do Rosário e Farol Santa Luzia, que receberam mais de 26 mil turistas no ano passado. Para o prefeito Arnaldinho Borgo a entrega da restauração é um presente para Vila Velha, ainda mais pela data, durante a Semana Santa e às vésperas da Festa da Penha.
“Entregas nesse sentido representam a importância da preservação da memória canela-verde. Precisamos trabalhar com o devido cuidado para com a trajetória do nosso povo, além de proporcionarmos condições de recebermos todos os moradores e turistas. O Convento da Penha é um patrimônio nacional, lar de Nossa Senhora da Penha, que tem a história em harmonia com a história de nossa cidade. Momento muito especial de Semana Santa e às vésperas da Festa da Penha”, afirmou o prefeito.
De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Júnior, o Convento da Penha representa o orgulho de Vila Velha e compõe o conjunto histórico nacional.
“O complexo do Convento é um dos mais reconhecidos pontos turísticos capixabas e um dos primeiros santuários do Brasil. Ponto de interesse histórico e devoção religiosa, o monumento atrai mais de três milhões de visitantes ao ano”, comentou.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.