Farol Santa Luzia: Cerimônia comemora os 150 anos do local

Farol Santa Luzia: Cerimônia comemora os 150 anos do local

“O Farol serve para orientar as embarcações que demandam a Baía de Vitória e se deslocam a uma distância de cerca de 60 Km da costa capixaba”, ou seja, a luz do equipamento náutico pode ser vista à toda essa distância por embarcações, explicou o capitão de mar e Guerra da Capitania dos Portos, Washington Luiz de Paula Santos.

Em funcionamento há 150 anos auxiliando a navegação na região, na tarde desta segunda-feira (27) foi realizada cerimônia de reabertura do Farol Santa Luzia para visitação pública.

“Além de ser um instrumento de suma importância para os navegantes, estamos falando de um ponto turístico visitado por centenas de pessoas por dia. Que o seu brilho seja luz para o desenvolvimento da nossa cidade”, ressaltou o prefeito Arnaldinho Borgo.

Após obras de restauro e revitalização, a visitação pública ao Farol retorna nesta terça-feira (28). Os dias e horários de funcionamento são de terça a domingo e feriados, das 9 às 16h30. Às segundas-feiras, o local é fechado para manutenção.

Para respeitar os protocolos de segurança na área de saúde, só é permitida a entrada de grupos de 30 pessoas por vez, com utilização de máscara. A entrada é franca.

História

O Farol Santa Luzia é um belo exemplo da cultura e da história de Vila Velha e do Espírito Santo e, neste mês de setembro, completa 150 anos. Suas peças vieram da Escócia, em 1870, e ele foi montado em 1871, pelo Barão de Cotegipe. A torre mede 12 metros de altura e possui uma base octogonal de 9m². Sua luz possui alcance de até 32 milhas marítimas, que correspondem a 51 Km.

Até os dias de hoje, orienta a entrada dos navios na baía de Vitória/Porto de Vitória, Tubarão e Vila Velha.

Restauro

Desde junho, por determinação da Capitania dos Portos do ES (Marinha do Brasil), o Farol Santa Luzia está fechado para visitação pública, devido a intervenções de restauro.

As obras envolveram a revitalização do Farol (tratamento, pintura interna e externa e substituição dos vidros), tratamento e pintura da âncora, reparo da calçada ao redor do Farol, alteração do layout dos padrões de energia do local, instalação de armários nos banheiros, revitalização da Sala da Memória, instalação de dois binóculos para observação e substituição dos nós de marinheiros.

 

Reprodução: PMVV