Estudantes de Vila Velha marcam presença na Feira ‘Conexão Ciência ES’
Alunos da rede municipal de Educação de Vila Velha tiveram a oportunidade de experimentar uma imersão no fabuloso mundo da ciência, tecnologia e inovação, durante a programação de abertura da Feira “Conexão Ciência ES”. O evento, que começou nesta segunda-feira (30) e se estenderá até quarta-feira (1º), no estacionamento do Boulevard Shopping, proporcionou aos estudantes uma experiência educacional inspiradora e enriquecedora.
A curiosidade dos alunos e a motivação em querer conhecimento, incentivado dentro de sala de aula, foi destaque durante o discurso do prefeito Arnaldinho Borgo, na abertura do evento. Curiosidade que gera o despertar de vocações de crianças e jovens.
“A participação dos alunos da rede municipal de Vila Velha, nesta primeiro dia da feira, foi expressiva. Ao todo, três escolas de Ensino Fundamental estiveram representadas no evento: UMEF Senador João de Medeiros Calmon (de Praia das Gaivotas); UMEF Marina Barcellos Silveira (de Araçás) e UMEF Professor Zaluar Dias (de Guaranhuns). Cada escola participou com grupos de 80 alunos. Os estudantes foram incentivados a despertar o interesse pela ciência e tecnologia, explorando as inovações e os projetos em exposição, para que possam ampliar seus conhecimentos e seu aprendizado sobre temas atuais, que estão na vanguarda do mundo digital”, avaliou o prefeito Arnaldinho.
Atrações de destaque
Na feira Conexão Ciência ES, o público pode conferir uma variedade de atrações, incluindo o pré-lançamento do WebApp TUIN (Turismo Inteligente), que oferece uma roteirização inovadora para experiências turísticas. Neste aplicativo, os turistas têm a chance de selecionar roteiros de acordo com seus interesses e receber informações detalhadas sobre estabelecimentos, horários de funcionamento e mapas personalizados, por meio de um algoritmo inteligente. O aplicativo está em fase de testes e em breve estará disponível gratuitamente em todas as plataformas.
Outro atrativo que se destacou na programação de abertura da feira foi o projeto “Heróis Fast”, uma iniciativa premiada que visa conscientizar a população sobre sintomas relacionados aos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) e também sobre a importância de uma ação rápida, em caso de emergência. Como o último domingo (29) foi o Dia Mundial de Combate ao AVC, a presença deste projeto no evento se torna ainda mais significativa na programação.
O desfile “Futuro Cyber: a moda invade os games” que reuniu moda e tecnologia de forma presencial e virtual, também chamou a atenção dos estudantes de Vila Velha. Este projeto resultou da colaboração entre alunos dos cursos de Moda e de Programação de Jogos Digitais, do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Os estudantes da instituição criaram produtos que se conectam com diferentes públicos, demonstrando assim as importantes interligações que existem entre essas duas áreas do conhecimento.
Outro destaque na feira foi o BusTech, um ônibus totalmente equipado para que o público possa assistir aulas de robótica. A feira conta com dois ônibus BusTech, com capacidade para até 32 pessoas cada e onde os estudantes de Vila Velha puderam experimentar a tecnologia educacional em primeira mão.
“A participação e o entusiasmo dos alunos de Vila Velha na Feira “Conexão Ciência ES” demonstram o comprometimento da gestão municipal em incentivar o interesse dos jovens pela ciência, pela tecnologia e pela inovação, ao longo de sua jornada estudantil e profissional. Essa experiência educacional certamente vai inspirar e revelar a próxima geração de inovadores cientistas vilavelhenses”, avaliou a secretária de Educação de Vila Velha, Adriana Meireles.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.