Escolas promovem ações ao longo do mês para comemorar o Junho Verde
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, ganhará comemorações ao longo de todo o mês nas escolas municipais de Vila Velha. O Junho Verde é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contará com uma programação que, de forma lúdica e divertida, vai sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação dos recursos naturais, bem como da adoção do consumo consciente e de hábitos sustentáveis.
A programação inicia com uma atividade no próprio dia 5, próxima segunda-feira, com a Festa da Colheita na UMEI Maria Elisa Vereza Coutinho. Alunos, junto dos familiares, realizarão a colheita dos itens plantados na horta pedagógica da escola.
Além de promover a conexão das crianças com a natureza, a ação estimula os bons hábitos alimentares. Ao longo do mês, haverá ainda diversas oficinas com o tema “Horta em pequenos espaços”, a fim de incentivar o cultivo de hortas caseiras, contribuindo ainda para a diminuição da vulnerabilidade alimentar das famílias.
Outro destaque é o “Conectando as Escolas com a Natureza”, que será realizado no dia 23 de junho. O evento consistirá numa grande Feira Ambiental, com oficinas temáticas, contação de histórias, apresentações teatrais, musicais, pintura em rosto, dinâmicas e cine ambiental, entre outras atrações.
Para a coordenadora ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Tainá Guimarães, intervenções pedagógicas como esta contribuem para despertar nos alunos o senso de responsabilidade pelo cuidado com o planeta. “É urgente que nós, enquanto sociedade, repensemos os nossos hábitos e atitudes de modo a minimizar os impactos e danos ao meio ambiente. As ações individuais podem sim fazer a diferença, e a Educação tem o papel fundamental de fomentar essa consciência nas crianças e jovens”, afirmou.
Programação “Junho Verde nas Escolas”:
– Festa da Colheita – UMEI Maria Elisa Vereza Coutinho:
Dia 05 de junho | 8 e 14h: Alunos, junto dos familiares, realizarão a colheita dos itens plantados na horta pedagógica da escola.
– Oficinas “Horta em pequenos espaços”:
Dias 07, 14, 21 e 28/06 – Turnos matutino e vespertino – Unidades de Ensino
Voltado para alunos e famílias, a iniciativa tem como objetivo incentivar o cultivo de hortas caseiras, estimulando o consumo de alimentos saudáveis e contribuindo ainda para a diminuição da vulnerabilidade alimentar. Na ocasião, os participantes podem, ainda, acompanhar o desenvolvimento da horta escolar mais de perto, com orientações práticas sobre o manejo do solo e cuidados no plantio.
– Conectando as Escolas com a Natureza
Dia 23/06 – Das 8h às 17h
Uma grande Feira Ambiental tendo as escolas como público-alvo, em extensa programação, que contará com oficinas temáticas, contação de histórias, apresentações teatrais, musicais, pintura em rosto, dinâmicas e Cine Ambiental, entre outras atrações.
– Visitas Pedagógicas
Agendamento sendo realizado com as unidades de ensino
Visitas pedagógicas guiadas de alunos a áreas naturais e ao ar livre: Parque da da Baleia e Mirante da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, Parque Botânico da Vale, Parque Natural Vale do Mulembá, Estação de Tratamento de Água (ETA) Vale Esperança, Sítio Histórico da Prainha, Parque Moscoso e Exposição “Moradores da Floresta” (Ufes).
– Caminhada Ecológica Lagoa Encantada
Dia 16/06 – Às 13h
A caminhada será uma aula de campo, com o objetivo de apresentar a área e sensibilizar sobre a importância da biodiversidade local e sua preservação.
– Escola Vai ao Parque
Dias 15, 22 e 29/06 – Turnos matutino e vespertino
Visitas pedagógicas com realização de oficinas temáticas no Parque de Cocal.
Fonte : PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.