Escola promove Exposição de Poesia Blackout para incentivar leitura e escrita criativa
Uma composição poética e visual, feita a partir de recortes de páginas de revista, jornal ou livro, destacando ou suprimindo palavras. É a proposta da técnica Poesia Blackout, que serviu de inspiração para uma exposição feita por alunos das turmas de 8º ano da UMEF Leonel de Moura Brizola, localizada em Santa Rita. A mostra, assinada por 80 alunos, fica em cartaz na biblioteca da unidade escolar até o final deste mês de julho.
De acordo com o professor de Português e idealizador da iniciativa, Vinícius Delfino Silva, a ideia surgiu a partir da proposta de trabalhar e apresentar aos alunos uma poesia que fugisse do formato convencional, ajudando a estimular a criatividade, a sensibilidade e a interpretação semântica de texto e imagens.
“O intuito era estimular não só a leitura, mas também a expressão dos sentimentos e a escrita poética. Essa forma livre de poesia, diferente da tradicional que conhecemos, com versos, métrica e rimas, exercita o olhar poético sobre o cotidiano, seja numa imagem, foto, texto em prosa ou folha de jornal”, explicou o docente.
Com o apoio da bibliotecária Francislaine Alves dos Santos, a exposição tem aumentado a visitação dos alunos na biblioteca e incentivado a leitura: “Os colegas ficam curiosos para ver os trabalhos uns dos outros. E isso ampliou o movimento, de modo geral, no nosso espaço de leitura. Muitos estudantes, que não têm o hábito de frequentar o local frequentemente, acabaram vindo de forma espontânea, visitando, folheando livros e também fazendo empréstimos de títulos. Iniciativas como esta são muito positivas”, afirmou a bibliotecária.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.