Educação: Alunos da EJA aprendem na prática com projeto de ciências criado por professor

Educação: Alunos da EJA aprendem na prática com projeto de ciências criado por professor

Antonio Fábio Rocha é professor de ciências da rede e resolveu trazer práticas diferentes para a sala. Dando aula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na UMEF Pedro Herkenhoff e na UMEF Juiz Jairo de Mattos Pereira, ele criou o projeto Microscopia – Mundo Invisível.

Entendendo que a maioria dos alunos dessa modalidade nunca tiveram oportunidade de terem aulas diferentes de ciência, o professor desenvolveu aulas práticas de microscopia, que é o uso técnico do microscópio, aprendendo a mexer no equipamento, e observação de amostras. Uma vez por semana, eles analisam seres e estruturas microscópicas, como bactérias e protozoários e também a parte de botânica, observando estruturas celulares, como cloroplastos.

Os objetivos são dois: estimular que os alunos continuem frequentando a escola e despertar a curiosidade sobre o desconhecido. Além disso, as aulas têm o poder de auxiliar na proteção contra as doenças, segundo o professor Antônio Fábio: “Analisando esses seres microscópicos, também falamos de assepsia e higiene. A maioria das doenças tem a ver com esses seres que não conseguimos enxergar, como o caso da COVID-19. Aproveito as aulas para abordar sobre a necessidade de lavar os alimentos, nossas mãos e o meio em que vivemos”, explicou.

O professor Antonio Fábio, vendo o resultado positivo das aulas, estendeu o projeto para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A ideia é motivar a iniciação científica e que os alunos tenham uma aula agradável e curiosa: “Essas práticas estimulam o aluno e despertam a curiosidade científica, que é o grande objetivo da aula”, ressaltou.

 

Reprodução: PMVV