Discussão sobre investimentos em inovação reúne microempresários
O ponto alto da programação desta terça-feira (31) – segundo dia da feira Conexão Ciência ES, que começou nessa segunda-feira (30) e que termina nesta quarta (1º), no estacionamento do Boulevard Shopping, em Itaparica – será o seminário Acesso ao Investimento em Inovação Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas. O evento, que vai de 14 às 18h, no auditório climatizado que foi montado sob uma área coberta de dois mil metros quadrados, acontece no contexto da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
“Este seminário é voltado para estudantes, empresários e profissionais ligados à pesquisa e ao desenvolvimento no ramo da ciência e da tecnologia. E sua principal meta é proporcionar maior conhecimento sobre a legislação que envolve inovação, além de identificar e utilizar seus benefícios para fomentar o empreendedorismo com foco no ordenamento jurídico que rege e regulamenta a concessão dos incentivos fiscais para a área de inovação”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti.
Segundo ele, entre os temas propostos para o seminário, destacam-se os Programas Estaduais de Fomento à Inovação e as oportunidades para que as micro e pequenas empresas desenvolvam seus respectivos programas de inovação. “O seminário inclui palestras com renomados estudiosos nas áreas temáticas do evento, como Marcelo Schimidt, da diretoria de Planejamento e Negócios do Polo de Inovação IFES, e Cecília Hasner, coordenadora do Programa em Rede dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado do Espírito Santo”, informou Colodetti.
Os parceiros deste seminário, são: o Sindicato da Indústria de Produtos Químicos do Espírito Santo (Sinquímicos), IFES, UFES, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), Associação dos Empresários da Serra (Ases), Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID) e AEC.
Economia do Mar
Outro destaque da programação da feira Conexão Ciência ES, nesta terça-feira (31), é o lançamento do projeto Economia do Mar, desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Economia da Ufes, com o objetivo de realizar um diagnóstico econômico dos mares capixabas. O painel inclui, ainda, temas como Zoneamento Marinho; Qualificação Profissional de Portos e Pesca; Planejamento Espacial Marinho; Economia Azul no ES; Cluster Tecnológico Naval; e Pesca, Energia, Turismo e Sustentabilidade.
A finalidade do projeto Economia do Mar é contribuir com a formulação de políticas públicas econômicas e com estratégias de desenvolvimento e incentivo ao aumento da produtividade, da oferta de empregos e do consumo, com respeito à preservação ambiental.
Além destes atrativos, a programação do segundo dia da feira Conexão Ciência ES contará com demonstrações de novos produtos e tecnologias inovadoras, e também com apresentações da startup Olhos do Dono – que conquistou o 1º lugar no Prêmio TechCrunch Startup Battlefield da América Latina e da We Believe Hub, que funciona como hub e coworking, reunindo e desenvolvendo profissionais da economia criativa em Vila Velha.
Sobre o Conexão Ciência ES
O Conexão Ciência ES é uma Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que reúne especialistas em tecnologia, pesquisadores e empreendedores para compartilhar conhecimentos e perspectivas sobre o futuro. O evento acontece até esta quarta-feira (1º), no estacionamento do Boulevard Shopping Vila Velha, de 9 às 21h.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.