Dia Do Cliente: Procon de Vila Velha estimula comércio local
Nesta quarta (15), é comemorado o Dia do Cliente. A data é vista pelos empresários e comerciantes como uma oportunidade para alavancar as vendas.
Apesar de, nos últimos anos, as vendas pelos chamados e-commerces terem aumentado consideravelmente, sobretudo em razão da pandemia da Covid-19, o coordenador executivo do Procon de Vila Velha, George Alves, salienta a importância de a população valorizar o comércio local como forma de estimular o bom convívio social e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.
Para isso, é fundamental que o setor produtivo entenda a importância do cliente nas relações de consumo. “Todos nós queremos um atendimento de qualidade quando vamos adquirir um produto ou usufruir de uma prestação de serviço. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que um dos princípios das relações de consumo é a harmonização dos interesses. Para isso, é essencial que o consumidor se sinta acolhido, desde o momento em que ingressa em um estabelecimento, até mesmo quando aciona o lojista em casos de necessidade de reparação, por exemplo. O prefeito Arnaldinho Borgo, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico Everaldo Colodetti, tem atraído cada vez mais investimentos para a cidade, gerando emprego e renda. Nesse cenário, é fundamental um atendimento de qualidade, com respeito às normas de Direito do Consumidor, permitindo assim a fidelização de clientes e o desenvolvimento da nossa cidade.”
O Procon de Vila Velha lista várias práticas que devem ser levadas em conta para que o cliente seja sempre exaltado nas relações de consumo:
– Atendimento de qualidade: Uma saudação sincera (“bom dia”, “boa tarde”, “boa noite’’) é o canal inicial de um acolhimento para o início de uma relação de consumo exitosa. A urbanidade, respeito e carinho são essenciais para uma troca de experiências fundadas no bom convívio social. Chamar o cliente pelo nome também é algo que aproxima e intensifica ainda mais a relação de consumo;
– Informações claras, precisas e ostensivas: Os produtos e serviços devem ser bem discriminados, para que o cliente saiba o que está consumindo e possa tomar a melhor decisão possível, sem questionamentos posteriores motivados por falta de informação;
– Promoções constantes: Essas práticas atraem o consumidor, que enxerga nessas ocasiões oportunidades de fazer valer ainda mais o seu poder de compra;
– Estímulo à fidelização: Várias lojas investem em medidas que tem por objetivo estimular o consumo naquele estabelecimento e, assim, garantir o retorno do cliente. Uma delas é o cartão fidelidade. Tais práticas aproximam o cliente do fornecedor e geram fidelização;
– Empatia: Todo fornecedor, em algum momento, também é consumidor. Por isso, se colocar no lugar do cliente é essencial para garantir a harmonização dos interesses nas relações de consumo e fazer valer os direitos do consumidor.
Novo endereço
O Procon de Vila Velha está em novo endereço, situado na Rodovia do Sol, nº 5.000, Shopping Boulevard Vila Velha – Acesso A, Subsolo, Itaparica, Vila Velha/ES, CEP 29103-900.
Serviço
O atendimento permanecerá de forma online e remota. Quem precisar de atendimento no Procon pode utilizar o formulário on-line disponível no site da Prefeitura. Preencha o formulário AQUI.
Para os consumidores, moradores de Vila Velha, que preferirem o atendimento presencial, ele poderá ser realizado mediante agendamento prévio. Agende o seu atendimento através do email [email protected].
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.