Dengue: mais de mil criadouros de mosquitos eliminados no município
A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Vigilância Ambiental realizou, de janeiro até o momento, 434.985 visitas a imóveis domiciliares, para ação de combate à dengue. Os agentes de combate a endemias orientam os proprietários sobre as medidas corretivas e preventivas para evitar a proliferação de mosquitos, eliminam criadouros e, quando não é possível a eliminação, realizam aplicação de larvicidas químicos, para impedir que as larvas se desenvolvam em mosquitos adultos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
Nas visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE), foi identificado que cerca de 90% dos criadouros de mosquitos estão dentro das residências. Durante as visitas deste ano, foram 112.178 depósitos tratados e 136.515 criadouros de mosquitos eliminados. Os criadouros estavam em locais propícios para a proliferação do vetor, tais como ralos, calhas, vasos de plantas e frascos com água.
Segundo a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, com as incidências de chuva e calor é importante que a população colabore com o poder público e faça a vistoria em suas residências.
“A Secretaria de Saúde é incansável no combate aos vetores de doenças e na busca pelo bem-estar da população. Temos obtido resultados positivos com essas ações e estamos em diálogo constante com a população, lideranças comunitárias e diretores das unidades de saúde das regiões, para alinhar medidas e estratégias importantes para o combate ao Aedes aegypti “, comentou.
Ações de combate
Para enfrentar esse cenário, a Vigilância Ambiental realiza ações de rotina e ações educativas nas comunidades, unidades de saúde, feiras livres, escolas e outros locais de grande movimentação.
Fumacê
O fumacê é uma das ferramentas de prevenção aos mosquitos. É utilizado e age somente sobre os insetos adultos que se encontram no local no momento da aplicação espacial de inseticida, não tendo ação direta em seus criadouros.
Nesta quarta-feira (08), o carro irá percorrer os bairros Ulisses Guimarães, 23 de Maio, Terra Vermelha, Normília, Cidade da Barra, João Goulart e Barramares.
Reprodução: PMVV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui