Demandas dos contabilistas são ouvidas por Comissão de Desburocratização

Demandas dos contabilistas são ouvidas por Comissão de Desburocratização

A Comissão Técnica de Desburocratização, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, avançou nos trabalhos de interlocução entre as secretarias, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios no município. Em reunião realizada na quinta-feira (10), a Comissão recebeu a presidente da Associação dos Contabilistas de Vila Velha (Ascovv) e do Sindcontabil-ES, Milza Fernandes Oliveira.

“A reunião junto à Comissão de Desburocratização foi muito proveitosa e esclarecedora. A nova equipe do município divulgou os atos realizados até o momento e os que virão nos próximos meses. Além disso, receberam as sugestões dos contadores, que hoje são os que identificam mais rápido os problemas burocráticos dos municípios, por atuarem diretamente com os empresários em suas constituições ou modificações empresariais. Estamos otimistas com as mudanças que virão”, ressaltou Milza.

A classe de contabilistas apresentou diversas sugestões, entre elas a unificação dos processos das secretarias em um único processo digital, para não haver necessidade de apresentar documentos repetidos, além de facilitar o acesso do contribuinte. Outro assunto abordado no encontro foi o Fórum Redesim, que é uma rede de sistemas informatizados necessários para legalizar empresas e negócios, cujo objetivo é promover a desburocratização, diminuindo o tempo e o custo para o registro e a legalização das empresas. Na próxima quinta-feira (17), a Vila do Empreendedor será apresentada ao Fórum.

Ainda dentro da proposta de tornar o serviço público mais simples e célere, os representantes da Ascovv pontuaram outras possibilidades, como a atualização automática, via sistema, com a Junta Comercial do Estado. Apresentaram também uma proposta de programa de incentivos fiscais que, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Everaldo Colodetti, já está em andamento e até julho estará na Câmara Municipal. Ele acrescentou que novas tecnologias tem sido implementadas para buscar a melhoria do atendimento.

O secretário de Tecnologia e Inovação Márcio Passos citou algumas dessas tecnologias implantadas nos últimos meses e as que ainda serão realizadas, como a interação dentro da tramitação de processos digitais.

“O sistema está passando por uma unificação, onde diferentes setores terão acesso aos processos em tramitação em outros setores. O caminho para o futuro é que o empreendedor de Vila Velha consiga resolver todos os procedimentos necessários, sem ter que se deslocar até a prefeitura e, quando for necessário o atendimento presencial, que seja realizado por meio de agendamento, visando a comodidade do munícipe”, afirma Márcio Passos.

Os membros da Comissão defendem que a melhor forma de garantir o desenvolvimento e o investimento em negócios, empregos e serviços é desburocratizando o processo. Por isso, seguem estudando medidas que encorajem investimentos internos de pessoas que hoje possuem negócios informais ou na fase de projeto, mas que não conseguem vencer a burocracia para tirar as ideias do papel.

A comissão tem cumprido o cronograma de atuação e o plano de trabalho que orienta as atividades a serem desenvolvidas para o período compreendido entre maio e dezembro de 2021.

A próximo encontro está marcado para o dia 17, às 9h, na nova sede da secretaria, localizada no Subsolo do Boulevard Shopping, em Itaparica.

Reprodução: PMVV