Defesa Civil da palestra para alunos da UMEF Juiz Jairo de Matos Pereira
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha realizou, nesta quarta-feira (26), dentro do Projeto Defesa Civil na Escola, palestras e apresentação de viaturas aos alunos da UMEF Juiz Jairo de Mattos Pereira, localizada no bairro São Torquato.
Durante as palestras, foram apresentados o papel da defesa civil, a conceituação de risco e de desastres e os tipos de desastres que normalmente ocorrem no município. Ao todo, participaram 637 alunos e 17 professores.
A aluna Luana Pereira Oliveira, do 7º ano, disse que a palestra foi muito importante para os alunos: “Aprendemos como devemos vigiar as trincas da nosso casa e, em caso de algum movimento da casa, devemos sair imediatamente e avisar a Defesa Civil. Só devemos colocar o lixo na rua no dia que o carro que recolhe for passar, assim vamos evitar que, caso venha a chover, não cause alagamento no meu bairro,” finalizou.
A professora de português Elida Alves aprovou: “A palestra foi muito boa, com conteúdo de fácil entendimento e material didático excelente,” disse.
O projeto já foi realizado na UMEFTI Professor Elson José de Souza, localizada no bairro de Jaburuna, e outras estão sendo planejadas até o final do ano letivo, para as escolas UMEF Gil Bernardes, UMEF Antônio Bezerra de Farias, UMEF Irmã Feliciana Garcia, UMEF Ana Bernardes Rocha e UMEF Ofélia Escobar.
O Projeto Defesa Civil nas Escolas está em fase de elaboração pela COMPDEC, em conjunto com a SEMED, e prevê também a visita dos alunos às estações de bombeamento de águas pluviais do município.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, destaca que essa etapa do projeto é muito importante pois, com esse bate-papo com os alunos, é possível a introdução de alguns conceitos e conhecimentos sobre desastres e as ações de prevenção, plantado assim uma sementinha para a construção de uma comunidade mais segura.
Fonte:PMVV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui