Curso na Região 5 Aborda Importância dos Primeiros Socorros em Bebês
As Unidades de Estratégia da Saúde da Família de Ulisses Guimarães e de Barramares abriram as portas, nessa terça-feira (7), para estudantes de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) ensinarem para moradores da região técnica de como prestar os primeiros socorros para bebês de até um ano em casos de afogamento, queimadura, queda, engasgo ou parada cardiorrespiratória.
O público presente – em sua maioria grávidas e puérperas – aprendeu como executar manobras que podem salvar a vida de uma criança em caso de emergência e também sobre como prevenir acidentes com crianças. O objetivo foi levar mais segurança para quem está ao lado dos bebês, especialmente em situações de risco de morte.
A pesquisadora e estudante de medicina da UVV, Ana Clara Ferreira Kalisiensky, explica que o primeiro ano de vida de um bebê é um período de muita adaptação, tanto para família quanto para a criança, e que os acidentes domésticos são muito comuns – uma das principais causas de procura ao serviço de saúde nessa faixa etária.
“Ficamos incentivados a comprovar como o conhecimento de primeiros socorros pelas mães poderia mudar esse cenário e, assim, levamos informações sobre quais são os primeiros passos que podem ser realizados antes de procurar o serviço de saúde com o objetivo de diminuir a mortalidade e sequelas, já que muitas dessas medidas salvam vidas”, explica.
Iniciação científica
O pontapé inicial para o curso de primeiros socorros foi o desenvolvimento de uma iniciação científica que os estudantes de medicina da Universidade Vila Velha estão realizando. E, nas ações oferecidas nas duas Unidades de Saúde, foram coletados dados sobre esses conhecimentos antes e após o curso. “Tivemos um feedback muito positivo das gestantes e puérperas presentes, que se sentiram mais acolhidas e seguras após o encontro”, declara Ana Clara.
A estudante garante que a equipe está confiante no resultado positivo desse trabalho e de que, no futuro, a ação possa ser difundida também para outras Unidades de Saúde. A iniciativa teve a orientação da médica Angélica Mota Alves de Carvalho e da enfermeira Wanêssa Poton, além da participação dos estudantes Ana Clara Ferreira Kalisiensky, Amanda Andreatta Cotta, Brena Marcial Caliman, Bruna Meyrelles, Bruna Couto, Isabela Freire e Karoline Tamanini.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.