Cuidado com a Saúde mental é tema de palestra para profissionais da Saúde no Setembro Amarelo

Cuidado com a Saúde mental é tema de palestra para profissionais da Saúde no Setembro Amarelo

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha promove, nesta terça-feira (10/09), no auditório do Centro Municipal de Atenção Secundária, uma palestra sobre a importância da saúde mental, que vai acontecer em dois momentos, às 8h e às 13 horas. O público-alvo da iniciativa, em alusão ao Setembro Amarelo, são as equipes multiprofissionais das Unidades de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial e outros equipamentos da rede de saúde da cidade.

Tarciana Martins, gerente dos Serviços da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Vila Velha, explica que o Setembro Amarelo é uma campanha nacional voltada para a conscientização sobre a prevenção do suicídio. E reforça que é fundamental que os profissionais da saúde estejam sempre em alerta para as questões voltadas para a saúde mental, tanto para para o autocuidado quanto para o olhar atencioso em relação à população.

Para falar sobre o tema foram convidadas Alexandra Iglesias, Doutora em Psicologia e professora da UFES, e a Mestre em Psicologia e Pós-graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Amanda Andreatta Roffes.

A palestra está sendo organizada pela Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Vila Velha.

Apoio em Vila Velha

Na cidade, as Unidades de Saúde são a porta de entrada para o morador que busca apoio. É nelas que acontecem o primeiro acolhimento e o agendamento para o início do acompanhamento e, se a equipe multiprofissional entender que é um transtorno grave persistente, há o encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial de Vila Velha (Caps).

No Caps, o atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeuta ocupacional, farmacêutico, médicos e auxiliares de enfermagem. No caso de necessidade de internação, a Secretaria de Saúde de Vila Velha tem parceria com o Governo do Estado que regula e disponibiliza as vagas para as internações.

Fonte : Vila Velha

Pular para o conteúdo