Convento da Penha é uma das principais atrações turísticas de Vila Velha

Convento da Penha é uma das principais atrações turísticas de Vila Velha

Uma cidade cheia de belezas e opções de lazer, que vão da praia ao turismo rural. Fundada no dia 23 de maio de 1535 pelo português Vasco Fernandes Coutinho, Vila Velha, com uma população estima de 508.655 habitantes (IBGE 2021), possui um rico patrimônio histórico, cultural, tradições e costumes.

O atrativo turístico mais visitado do Espírito Santo está em solo vilavelhense. O Convento da Penha, localizado na Prainha, além de um local para exercício da fé, proporciona uma vista em 360° que alcança municípios vizinhos.

Em 1558 chegou na Prainha o irmão leigo Pedro Palácio que, em 1570, deu inicio a construção do Convento e a realização da primeira Festa da Penha. A arquitetura do local foi concluída em 1750, 180 anos depois do início da sua construção com a Ermida das Palmeiras. Esta arquitetura jesuítica é estilo Cidadela Medieval, única no Brasil

No altar mor da igreja, remodelado em 1910, há mais de 200 peças de 19 tipos diferentes de mármore, que adornam o retábulo e colunas. O centro do retábulo, nicho de Nossa Senhora, abriga a imagem da Virgem da Penha, de origem portuguesa, de 1569.

“Nas paredes da capela há obras paisagísticas realizadas por Vitor Meireles, encomendadas por Frei João Costa, entregues em 1877, além das obras sacras de Benedito Calixto, desenvolvidas de 1926 a 1927”, destaca o subsecretário de Cultura, Manoel Goes.

O secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior, lembra que “no mês de abril acontece a Festa da Penha, homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado do Espírito Santo. A data é celebrada oito dias após o Domingo de Páscoa. Na ocasião, vários eventos religiosos e culturais são realizados, atraindo milhares de fiéis e público em geral”.

As missas estão sendo realizadas no Campinho, seguindo os protocolos sanitários. A capela está aberta apenas para orações individuais e bênçãos.

Serviço

Horários das missas:

De segunda a sábado, 7h às 15h (com transmissão pelas redes sociais);

Abertura dos portões às 06h e liberação dos primeiros 40 carros para assistirem a missa das 7h.

Aos domingos, 6h, 9h e às 16h (com transmissão pelas redes sociais)

Aos domingos os portões são abertos às 5h com acesso liberado aos primeiros 40 automóveis que chegarem para a missa das 6h.

Horários das confissões:

Das 8 às 11h, sob agendamento.

Telefone: (27) 3329-0420

 

 

 

Reprodução: PMVV

 

 

Site: www.conventodapenha.org.br