Conferência de Assistência Social tem participação recorde na sua 15ª edição em Vila Velha

Conferência de Assistência Social tem participação recorde na sua 15ª edição em Vila Velha

Um sucesso de público e participação. Assim foi a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizada nesta segunda (29), no auditório da Faculdade Novo Milênio, em Coqueiral de Itaparica. Em seu discurso de abertura, o prefeito, Arnaldinho Borgo destacou as conquistas realizadas na Assistência Social do município.

“Não se faz política de assistência social sozinho, fazemos com várias mãos. Com a participação maciça como no dia de hoje, significa muito para a assistência social  do município. Quero fazer uma retrospectiva e dizer que as políticas públicas da assistência social não pararam em Vila Velha. O governo municipal colocou dinheiro do tesouro, investimos para que a assistência não parasse   no município.  Eram investidos pouco mais de R$ 3 milhões, saltamos para quase R$ 10 milhões por ano. É uma mudança significativa. Apoiamos as instituições para fazer as políticas assistenciais funcionarem para aqueles que mais precisam. Hoje nesta conferência, vamos definir as diretrizes para alcançar novos  objetivos”, finalizou o prefeito.

Durante o evento, aconteceram apresentações das ações da secretaria e debates de eixos temáticos como: financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas, projetos, benefício e transferência de renda.

“Quero registrar a minha felicidade e falar deste tema tão importante, a reconstrução do SUAS. O Brasil todo sofreu com os cortes a ponto de fechar unidades de atendimento.  Em Vila Velha, nos dois últimos dois anos e cinco meses, estamos na contra mão desta perda, tivemos vários avanços graças ao apoio do prefeito, do conselho municipal da assistência, outras entidades e instituições e câmara de vereadores”, disse a secretária de Assistência Social de Vila Velha, Letícia Goldner.

O público participou da palestra com o tema Reconstrução do SUAS: o SUAS que Temos e o SUAS que Queremos, ministrada por Thauan Pastrelo, assistente social, mestre e doutorando em Serviço Social (UFRJ) e membro do Núcleo de Estudos Interfaces, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS/UFES).

Ao final do evento, foi realizada uma eleição para escolha dos delegados que irão participar da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social.

Fonte : PMVV