Com apoio de Arnaldinho, Maturano Registra Candidatura à Presidência da Câmara de Vila Velha
líder do prefeito na Câmara de Vila Velha, registrou nesta quarta-feira (18) sua candidatura à presidência do Legislativo municipal
Osvaldo Maturano (PRD), líder do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) na Câmara de Vila Velha, registrou nesta quarta-feira (18) sua candidatura à presidência do Legislativo municipal. A chapa protocolada conta com o apoio de 11 dos 21 vereadores eleitos para a próxima legislatura, assegurando a maioria necessária para a eleição, prevista para 1º de janeiro.
A chapa de Maturano reúne cinco membros e conta com a assinatura de outros cinco parlamentares eleitos, totalizando 11 apoios formais. O prefeito Arnaldinho e o vice-prefeito eleito, Cael Linhalis (PSB), participaram da formalização da candidatura, reforçando o alinhamento entre o Executivo e a base parlamentar.
O prazo para registro de chapas termina na próxima segunda-feira (23), mas o apoio majoritário já conquistado por Maturano indica uma vantagem decisiva para sua candidatura.
Um bloco de dez vereadores, composto por membros da base governista e da oposição, ainda articula a formação de uma chapa alternativa. Entre os integrantes estão Ivan Carlini (Podemos), Rogério Cardoso (Podemos), Patrícia Crizanto (PSB), Rafael Primo (PT) e três parlamentares do PL. Apesar de manter reuniões regulares, o grupo enfrenta dificuldades para atrair novos apoios e alcançar os 11 votos necessários para vencer.
O registro antecipado da chapa liderada por Maturano e o apoio da maioria dos vereadores representam uma vantagem estratégica para o prefeito Arnaldinho, que busca evitar divisões na base aliada e consolidar o controle político no Legislativo.
A chapa encabeçada por Maturano foi protocolada por volta das 16h30 desta quarta-feira (18). Além dos cinco outros membros da Mesa (totalizando seis), assinam o ofício mais cinco parlamentares eleitos, declarando “expresso apoio à chapa”. No total, portanto, o registro da chapa é assinado por 11 dos 21 vereadores que estarão na próxima legislatura. Maturano assume, assim, a dianteira da disputa interna. Neste momento, tem a maioria absoluta (metade dos votos possíveis mais um) para garantir a vitória matemática na eleição do dia 1º de janeiro.
A composição da chapa é a seguinte:
Presidente: Osvaldo Maturano (PRD)
1º secretário: Léo Pindoba (Podemos)
2ª secretário: Carol Caldeira (DC)
Vice-presidente: Hércules Silveira (PP)
2º vice-presidente: Alex Recepute (PRD)
3º secretário: Ademir Pontini (MDB)
Além deles, assinaram o documento, declarando “expresso apoio à chapa”:
1. Anadelso Pereira (Podemos)
2. Devanir Ferreira (Republicanos)
3. Joel Rangel (Podemos)
4. Thiagão Henker (Podemos)
5. Jonimar Oliveira (PP)
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)