Clínicas e hospitais veterinários são credenciadas pela prefeitura
A Diretoria de Bem Estar Animal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, publicou nesta terça-feira (8) o Edital de Credenciamento de Clínicas e Hospitais Veterinários para prestação dos serviços de esterilização cirúrgica de cães e gatos no município de Vila Velha, procedimento popularmente conhecido como “castração”.
Essa é a primeira fase do POCA – Programa Operacional de Controle Animal. “O programa vai contemplar a população de baixa renda do município, assim como os protetores de animais que possuem abrigos de animais situados no município. O objetivo é diminuir a reprodução descontrolada de animais nas ruas e nas residências dos munícipes que não possuem condição de pagar pelo serviço médico veterinário, diminuindo assim a incidência de abandono de animais”, explica o diretor de Bem Estar Animal, o médico veterinário Celso Christo.
Após a conclusão desta fase, será lançado o Edital para cadastramento dos protetores de animais e da população de baixa renda, que será analisado pela diretoria de Bem Estar Animal e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, para que não ocorram falhas no cadastramento e de fato seja beneficiado o público-alvo do programa POCA.
“Este é o primeiro grande passo para o equilíbrio entre o meio ambiente, o ser humano e os animais que habitam o município, contemplando anualmente um número em torno de 4.600 castrações de cães e gatos, diminuindo consideravelmente a incidência de abandono de animais e outros tipos de maus tratos”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo.
As clínicas e hospitais veterinários interessados no credenciamento podem acessar o edital aqui no site da PMVV http://www.vilavelha.es.gov.br/licitacoes.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.