Campanha de conscientização em escolas destaca a importância da prevenção contra afogamentos
Todos os dias ocorrem, no mundo, 42 mortes por hora decorrentes de afogamento, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. É a maior causa de morte acidental de crianças de 1 a 4 anos no Brasil e a segunda causa na faixa dos 0 aos 14 anos. Os números são um alerta e motivaram a prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) a se unirem em uma campanha educativa, que está levando dicas de prevenção e conscientização a alunos da rede municipal de Vila Velha e a pais/responsáveis.
Hoje, 25 de julho, é o Dia Mundial de Prevenção de Afogamentos, tema que será debatido em várias escolas ao longo das próximas semanas. A UMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho, por exemplo, receberá, nesta terça (25) e quarta-feira (26), palestra com dicas e simulação de como agir em casos de afogamento. Técnicos da Sobrasa, com apoio dos guarda-vidas Maximiliano Domingos Moreira e Antoni Augusto de Souza Junior, abordarão ainda alguns passos básicos sobre a cadeia de prevenção ao afogamento, desde a identificação de uma situação, até estratégias de como agir e como ajudar para um resgate seguro da vítima, com a prestação de socorro adequado.
A campanha está estampada nas fachadas das nove escolas da rede municipal que possuem piscinas ativas, com faixas de alerta sobre a prevenção. Segundo o professor e membro da Sobrasa, Marcelo Ribeiro de Castro, a ideia é que os alunos possam reproduzir para as suas famílias todo o aprendizado: “As crianças são grandes multiplicadoras de conhecimento e, normalmente, é um assunto que as pessoas sempre têm histórias e casos para contar. Essa interação mostra como, de fato, os riscos e perigos relacionados ao afogamento estão mais presentes no nosso dia a dia do que a gente imagina”, salientou.
Segundo o coordenador de Esportes Educacionais, Marcelo Fermo, a escola tem esse importante papel de promover a reflexão e impulsionar a mudança de atitudes nos alunos, orientando para a vida: “Essas ações nas unidades, sobretudo com a simulação e abordagens lúdicas, acabam impactando e estimulando uma postura mais cautelosa. Além disso, cabe mencionar que a Secretaria Municipal de Educação desenvolve projetos de aula de natação, o que é, sem dúvida, uma iniciativa fundamental para a prevenção ao afogamento”, destacou.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.