Cadastro para capacitação de carroceiros é iniciada pela PMVV

Cadastro para capacitação de carroceiros é iniciada pela PMVV

A Prefeitura de Vila Velha realizou, na quarta-feira (16), a última reunião com os trabalhadores que utilizam veículos de tração animal no município. A nova regulamentação (Lei Municipal 6.544/2021), que entrará em vigor em junho de 2022, não permitirá que as carroças trafeguem em vias urbanas e possibilitará que o bem-estar animal do município proteja melhor os animais de grande porte contra o crime de maus-tratos neste tipo de atividade.

O gerente de bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente, Celso Christo, explicou como deve ser o procedimento correto com os animais equinos: “Iremos microchipar os animais e orientar cada trabalhador, individualmente, sobre o tratamento adequado a ser dado para os animais”

Após a reunião, a Secretaria de Assistência Social disponibilizou sua equipe e cadastrou os trabalhadores e suas respectivas famílias. Quem não esteve presente na reunião poderá se dirigir ao CRAS mais próximo de sua região para realizar o cadastro.

Após o cadastro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico irá direcionar cada trabalhador para ocupação das vagas no mercado de trabalho, com realização de capacitações para novas oportunidades de emprego e para seleção de eventuais vagas de microcrédito, com objetivo de financiamento da compra de veículos motorizados para substituir os animais de tração.

A Secretaria de Meio Ambiente realizará o recolhimento dos animais, quando forem constatados crimes de maus tratos ou quando estes estiverem expostos em vias públicas, comprometendo a segurança do animal e da vida humana, que podem estar envolvidos em eventuais acidentes automobilísticos.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel, a secretária de Assistência Social, Letícia Goldner e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, bem como representantes dos trabalhadores e protetores de animais.

Além dos animais soltos pela cidade e colocando em risco a população, qualquer ação de maus tratos deve ser denunciada à Ouvidoria Municipal, através do telefone 162 ou pelo site da PMVV.

 

 

 

 

Reprodução: PMVV