Bolsa Aluno: Prefeitura já começou distribuição de cartões no município
O prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo participou do início da entrega dos cartões do Bolsa Aluno, de forma simbólica, na UMEF Deputado Paulo Sérgio Borges, em Morada da Barra. O benefício foi criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, para os mais de 52 mil alunos regularmente matriculados na rede pública municipal.
Dezenove escolas-polo de Vila Velha estão organizadas, com as suas respectivas equipes, para realizar de forma segura e sem aglomeração as entregas dos cartões até o dia 21 de maio, próxima sexta-feira, por ordem alfabética, por meio de uma listagem nominal dos pais, constando a data pré-definida, hora e local da retirada. É possível consultar os nomes dos responsáveis beneficiados no site da Prefeitura e também de forma impressa nas escolas.
Para o prefeito, a entrega do Bolsa Aluno representa muito para inúmeras famílias da cidade, impactadas pela pandemia do novo coronavírus. Representa também a capacidade do município de se reinventar, se organizar, para assistir quem mais precisa: “Chega em um grande momento para diversas famílias. Entreguei pessoalmente alguns cartões e ouvi de muitas mães como o Bolsa Aluno vai ajudar. Seja na compra de alimento, pagando a internet usada nos estudos ou comprando material didático, o programa ajudará pais e alunos a participarem de forma mais assídua nas atividades, combatendo a evasão escolar e alimentando quem mais necessita”, comentou.
O Bolsa Aluno contempla os estudantes regularmente matriculados na rede municipal e assíduos nas entregas de atividades na plataforma “Escola tá ON”.
Os responsáveis devem apresentar no local um documento de identificação com foto, juntamente com o CPF, para receber um cartão personalizado, que possibilita a compra de alimentos, acesso à internet, material escolar e outros itens que auxiliem no ensino do aluno. O valor só poderá ser utilizado no comércio da cidade de Vila Velha. Os pais ou responsáveis só devem ir até a escola presencialmente, no horário que estiver informado na lista.
Para Andressa Almeida, mãe de três filhos e também aluna da rede, a iniciativa trouxe felicidade: “Sou estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na UMEF Professor Paulo Cesar Vinha, na Região 5 e tenho meus filhos matriculados nas escolas do município. O Bolsa Aluno vai ajudar bastante. Isso mostra que estamos sendo assistidos. É a voz do povo esse cartão”, disse.
Após o dia 21 de maio, o responsável que não conseguir retirar o cartão na data agendada deverá procurar a escola do seu filho para maiores informações sobre dia, local e hora da próxima entrega. Já os que apresentarem restrições com o CPF deverão regularizar a situação junto à Receita Federal e, posteriormente, informar para a escola, que fará a solicitação do cartão para a Secretaria junto ao banco responsável, em uma nova data a ser divulgada.
Segundo o secretário municipal interino de Educação, Rodrigo Simões, a importância do Bolsa Aluno “é garantir a merenda escolar e a inclusão digital, de maneira a propiciar a melhoria do ensino no formato remoto ou híbrido”.
Reprodução: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.