Bairros de Vila Velha recebem ações do projeto Bairro Azul

Bairros de Vila Velha recebem ações do projeto Bairro Azul

Patrulhamento a pé, preventivos com viaturas em pontos estratégicos, blitz de trânsito e interação com moradores e comércio. A Operação Bairro Azul, realizada pela Guarda Municipal em diversos bairros da cidade, chegou esta semana a Gaivotas e Ibes, o primeiro na quarta-feira (11) e o segundo nesta quinta-feira (12).

Cerca de 40 guardas atuaram de forma a promover saturação na região, realizando abordagens a suspeitos, mas principalmente estreitando laços com os munícipes e se colocando à disposição deles, seja com alguma dúvida ou mesmo para acolher alguma denúncia ou sugestão.

As operações são feitas de forma itinerante e chegarão a todos os bairros da cidade até dezembro, segundo aponta a subsecretária da Guarda Municipal, comandante Landa Marques. Ela aponta que esta é apenas uma das operações que foram iniciadas este ano, como forma de intensificar a presença nas ruas e reduzir os índices de criminalidade na cidade.

A população reconhece o trabalho da Guarda Municipal, e mesmo aqueles abordados nas blitze reconhecem a importância desta presença nas ruas. Antônio Cláudio é morador de Cocal e passava pelo Ibes quando foi abordado na blitz realizada em frente à Unidade de Saúde: “A prevenção é primordial, acredito que a melhor forma de garantir segurança é a polícia chegar antes, assim está sendo feito aqui”, comentou. Ele ainda aproveitou para pedir informações e tirar dúvidas sobre como atualizar a documentação do veículo e utilizar o documento digital. “Estou em dia, mas como vence o licenciamento em setembro achei bacana a oportunidade de me informar com quem sabe mesmo”, disse.

Já o professor de educação física Thiago Barcelos testemunhou o trabalho de patrulhamento e visitas no comércio, e avalia como positiva a iniciativa. Ele mora no Ibes desde a infância e dá aulas numa escolinha de futsal: “É uma operação de excelência, pois vemos a patrulha e o efetivo trabalhando diretamente com a população. Isso traz uma sensação de segurança bacana para o bairro, que não estamos abandonados. Isso tudo dá uma segurança maior para a população que mora e para quem trabalha aqui”, afirmou.

Reprodução: PMVV