Atendimento social e CadÚnico são maioria das demandas dos CRAS

Atendimento social e CadÚnico são maioria das demandas dos CRAS

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social, disponibiliza seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) pelo município. Os CRAS funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Não há necessidade de chegar antes do horário, nem de formar fila. De acordo com a secretária de Assistência Social, Letícia Goldner, todo cidadão, ao chegar numa unidade do CRAS, é acomodado dentro do espaço, para aguardar pelo atendimento.

Quando o cidadão agenda um serviço público e não comparece, ele acaba comprometendo o atendimento e a agilidade de toda a população que necessita e não consegue marcar. A secretaria está preocupada com os altos índices de faltosos nos CRAS.

A grande maioria dos agendamentos se refere a atendimento social e cadastro único (CadÚnico); porém, o maior índice de faltas é em relação aos agendamentos de cadastro único. A ausência dos munícipes nos horários agendados acarreta um aumento da demanda por horários, o que prejudica as pessoas que precisam se atualizar com urgência, para manutenção de algum benefício socioassistencial (Tarifa Social de Energia, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e outros).

Para tentar diminuir esse impacto, as equipes tem realizado encaixes nos horários vagos, com as pessoas que chegam ao CRAS com demanda de Cadastro Único todos os dias. Porém, como existe uma lista de documentos necessários para o preenchimento do Cadastro Único, nem sempre o munícipe está de posse de todos eles e precisa agendar para voltar em outra data.

Segundo estudos de técnicos da assistência social, 40% da população que agendava atendimento do Cadastro Único não comparecia, tornando as agendas longas e com várias desistências.

Cada atendimento para o preenchimento do formulário é necessário de 1h a 1h30, por se tratar de um cadastro denso e bem complexo. Durante o mês de dezembro/2021, o município realizou atendimento espontâneo no Santuário Divino Espirito Santo, no Centro, que teve como objetivo contemplar o maior número de famílias, com a finalidade de reduzir os atendimentos nos CRAS. Todas as ações foram divulgadas nas redes sociais e no site da prefeitura.

 

 

 

Reprodução: PMVV