Após 12 anos de espera UPA de Riviera da Barra é inaugurada

Após 12 anos de espera UPA de Riviera da Barra é inaugurada

Doze anos após a promessa de ser entregue aos moradores de Vila Velha, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns, no bairro Riviera da Barra, na Grande Terra Vermelha, foi inaugurada já funcionando, com equipes de urgência e emergência, na tarde desta terça-feira (28). A UPA de Riviera da Barra vai funcionar 24h, com capacidade para realizar 200 mil atendimentos por ano. Foram investidos R$ 6.130.543,15 na construção do local.

Ao todo, são 1.702,90 m² de área construída, 70 cômodos, entre eles leitos de observação masculino e feminino, além de leitos para atendimento pediátrico e sala de emergência toda aparelhada. Serão atendidos quase 600 pacientes por dia, de acordo com as especialidades, distribuídos nas áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral e odontologia.

Durante a entrega, o prefeito Arnaldinho Borgo abriu as portas da unidade, ao lado de moradores, lideranças comunitárias, vereadores, deputados estadual e federal, do senador Marcos do Val, da secretária de Saúde Cátia Lisboa e do vice-prefeito, Dr. Victor Linhalis, transmitindo mensagem de que a UPA nunca feche as portas para a população.

“Abro essa porta desejando que ela nunca mais se feche para os vila-velhenses. Que ela atenda quem mais precisa, nos ajude a salvar vidas e esteja todos os dias fazendo parte da vida dos moradores da Região 5 e da nossa cidade. Essas portas ficaram 12 anos fechadas. Quantas vidas poderiam ter sido salvas aqui e não foram? Isso não tem mais espaço para acontecer em nossa cidade. Por isso esse momento é um marco, porque as pessoas verão a inauguração e já vão entrar para serem atendidas”, comentou o prefeito.

Cristina Flor, enfermeira que vai atuar na unidade, lembrou da importância da inauguração da unidade e como a falta dela deixou sequelas na família, moradora da região.
“Minha madrasta teve um aneurisma, foi socorrida para o PA da Glória, mas não conseguiu chegar com vida e deixou três filhos. Se essa UPA estivesse pronta, como está hoje, funcionando, atendendo os moradores da região, ela teria chance de estar aqui agora conosco. Foram 12 anos esperando essa UPA ser inaugurada. Entrou prefeito, saiu prefeito e nada, mas esse ano, em 12 meses, a UPA foi entregue”, lembrou emocionada.

Grazielle Freitas tem dois filhos pequenos. Um dia antes da inauguração da UPA passou aperto em casa, quando uma das crianças passou mal e teve que ficar em casa, pois não teve como levar a filha ao pronto atendimento na Glória.

“A UPA vai nos ajudar demais, pois antes tínhamos que ir ao PA da Glória. Moro aqui perto, tenho dois filhos pequenos. Esta semana minha caçula passou mal e o carro por aplicativo estava rejeitando a corrida. Tive que ficar com ela em casa mesmo. Tendo uma unidade aqui no bairro é maravilhoso”, comentou a perfumista.

O vice-prefeito Dr. Victor Linhalis considerou a inauguração do local como a obra mais importante entregue aos moradores da cidade durante o ano de 2021, dentre tantas outras intervenções inauguradas, como de outras unidades de saúde, ruas e outros equipamentos públicos.

“São 12 meses de trabalho intenso por toda a nossa cidade. Entregamos muito, fizemos muito, sob o comando do prefeito Arnaldinho nossa equipe entregou tudo para colocar o maior número de serviços para funcionar. Mas essa é a obra mais importante, porque vai nos ajudar a salvar vidas. São vidas de pessoas que durante 12 anos foram deixadas em segundo plano, porque a prioridade eram outros lugares. Isso acaba hoje!”, frisou o vice-prefeito.

Dos profissionais selecionados para trabalhar na UPA, a prioridade foi dada, pela empresa gestora, aos moradores da Região 5. O pedido foi feito pelo prefeito Arnaldinho Borgo. A Maria Aline destacou a iniciativa como um dos pontos fortes da unidade.

“Com a inauguração, essa unidade está gerando emprego para os próprios moradores daqui da Região 5, pois houve uma prioridade para a contratação dos moradores da Grande Terra Vermelha. Foram muitos anos de espera, agora poderei trabalhar pertinho da minha casa. Isso facilita no atendimento porque conhecemos as pessoas”, frisou a técnica de enfermagem.

Ficha técnica da UPA

A Unidade de Pronto Atendimento Zilda Arns, a UPA de Riviera da Barra, possui 4.200,00 m² de área de terreno, com 1.702,90 m² de área construída. São 70 cômodos na unidade, divididos em duas salas de classificação de risco, quatro consultórios para adultos e três consultórios pediátricos.

O espaço contará ainda com sala para assistente social, sala de aplicação de medicamentos infantil, sala de emergência com quatro leitos, sala de observação adulto com cinco leitos masculino e quatro femininos, sala de observação infantil com quatro leitos, sendo uma de emergência, sala de inalação, sala raio-x, farmácia, leito de observação e isolamento, base descentralizada para o SAMU com banheiro, repouso e apoio, sala de coleta, sala de sutura e curativo, consultório odontológico e sala de vacina.

 

 

Reprodução: PMVV