Ação educativa em homenagem ao Dia do Pedestre é realizada pela GMVV

Ação educativa em homenagem ao Dia do Pedestre é realizada pela GMVV

GMVV promove ação educativa em comemoração ao Dia do Pedestre

Motoristas e pedestres têm papel fundamental em evitar acidentes.

Em comemoração ao Dia Internacional do Pedestre, a Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) realizou uma ação educativa no trânsito, que aconteceu na manhã desta terça (8). O objetivo foi conscientizar tanto os pedestres, quanto os motoristas sobre a importância de adotar medidas de segurança e respeito mútuo nas vias públicas.

A ação, que ocorreu na praça Duque de Caxias, no Centro, buscou destacar os cuidados essenciais que pedestres e motoristas devem ter para garantir um trânsito mais seguro e harmonioso. Durante a ação foram distribuídos folhetos informativos e os agentes dialogaram com os cidadãos, esclarecendo dúvidas e reforçando boas práticas no trânsito.

O subinspetor Jobson Meirelle, da Inspetoria de Educação no Trânsito, reforça que a segurança nas vias públicas é uma responsabilidade compartilhada.  “Tanto os motoristas, quando os pedestres têm papel fundamental em evitar acidentes e criar um ambiente viário mais seguro e respeitoso. A ação educativa desta manhã demonstra o comprometimento das autoridades locais em promover uma cultura mais consciente e cuidadosa, visando a preservação de vidas e a melhoria da qualidade de vida na cidade”, ressalta

O subinspetor ainda destaca que os pedestres têm de ter cautelas. “É fundamental que atravessem nas faixas destinadas a eles e em locais onde a visibilidade seja adequada. Devem respeitar os semáforos e só fazer o translado quando for seguro, depois de olhar para os dois lados da via. Além disso, têm de evitar as distrações como o manuseio de celular”, reforça.

Ações como essa reforçam a importância do Dia Internacional do Pedestre e estimulam a adoção de comportamentos seguros por parte de todos os envolvidos no trânsito, confiantes para a construção de uma sociedade mais responsável e solidária.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.