Vila Velha: Sucesso na Vacinação Antirrábica pelo Segundo Ano Seguido
Vila Velha supera meta de vacinação antirrábica com 35.426 cães vacinados durante as ações estratégicas realizadas no decorrer do mês de setembro em todas as regiões. A cidade superou, pelo segundo ano consecutivo, a meta pactuada pelo Governo do Estado, de 33.400 cães imunizados contra a raiva durante todo o ano de 2023. No município, ainda foram vacinados 9.505 gatos, contabilizando 44.961 animais imunizados até o início de outubro.
A equipe de Vigilância de Zoonoses não mediu esforços para vacinar o maior número possível. E a população, cada vez mais consciente da necessidade da vacina antirrábica para proteger os pets – e também os humanos -, compareceu em peso aos postos de vacinação, levando Vila Velha a atingir 106,15% de cobertura vacinal.
Posto permanente
Os tutores que não conseguiram imunizar seus animais, podem levar os pets ao posto fixo da Unidade de Vigilância de Zoonoses, no bairro Alecrim, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, sem necessidade de agendamento.
“A vacinação antirrábica animal é de extrema importância, uma vez que é a principal estratégia de interrupção da circulação do vírus rábico. A raiva é uma zoonose letal em quase sua totalidade, uma questão de saúde pública, o que reforça a necessidade de ações efetivas de vacinação nos animais, prevenindo a raiva humana e animal”, esclarece a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Vila Velha, Anna Mombrini.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.