Aulas de macramê ensinam alunos e comunidade escolar a criar artesanato

Aulas de macramê ensinam alunos e comunidade escolar a criar artesanato

Ensinar a técnica do macramê para alunos e familiares, fomentando a geração de renda e a integração da comunidade escolar. Com essa proposta, desde o início do ano letivo, estão sendo desenvolvidas oficinas de artesanato na UMEF Prefeito Vasco Alves, localizada em Jabaeté, que reúnem mais de 60 participantes para aulas semanais de confecção de itens a partir desse método de tecelagem manual.

Bolsas, pulseiras, tornozeleiras, colares, chaveiros, porta-plantas e painéis decorativos estão entre as peças produzidas. Os encontros acontecem no contraturno escolar, às segundas e quartas-feiras, nos horários das 8 às 11h e das 14 às 17h, e ainda às sextas-feiras, das 8 às 10h e das 14 às 16h. As aulas são ministradas pelo casal de artesãos Dayane Brunoro e Guilherme Irie, que, além de serem pais de uma aluna da unidade de ensino, possuem uma marca de joias artesanais.

Na oficina, são ensinados os pontos da técnica do macramê, como medir e cortar o material para a produção e os tipos de nós do método. Nos encontros, os próprios alunos confeccionam as peças, inclusive a etiqueta dos produtos. Nesse processo, vincula-se ainda o aprendizado do português e também da matemática, já que eles precisam fazer o cálculo de custo e venda.

Para o diretor da UMEF Prefeito Vasco Alves, Cleres Morosini Cupertino, além dos benefícios na geração de emprego e renda para a comunidade, o trabalho aproxima alunos, famílias e escola. “Iniciativas como esta despertam o sentimento de pertencimento nos estudantes e ajudam a desenvolver uma cultura de paz no ambiente escolar. A técnica ajuda ainda a trabalhar a coordenação motora, a socialização, tira o aluno do ócio e ensina sobre empreendedorismo”, afirma o diretor.

Toda a produção das oficinas foi recentemente exposta na maior feira de artesanato do Espírito Santo, a Artesanto, que encerrou para a visitação no último domingo (1º). Os itens são expostos também em outros eventos abertos, como a Feira dos Municípios e a Festa Cultural da escola, para que a comunidade possa conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido.

O dinheiro arrecado com as vendas é destinado à manutenção do projeto e revertido para os próprios alunos que produziram as peças. Além disso, acontece uma vez por mês a exposição dos itens no horário do recreio da escola, divulgando a iniciativa e aproximando os participantes das oficinas ao corpo docente e aos demais alunos.

O projeto tem apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo. Segundo o instrutor da oficina, Guilherme Irie, além de exercitar e valorizar as habilidades manuais, a iniciativa estimula o engajamento e a cooperação. “Estamos felizes e gratos em desenvolver essa ação na nossa comunidade, levando a nossa arte para o ambiente escolar e proporcionando uma nova perspectiva de vida para os alunos da região”, salientou.

Serviço:
Oficina de macramê
UMEF Pref. Vasco Alves, em Jabaeté
Segunda e quarta (8 às 11h e 14 às 17h) e sexta-feira (8 às 10h e 14 às 16h)
Produtos confeccionados: Bolsas, pulseiras e/ou tornozeleiras, colares, chaveiros, porta-plantas e painéis para decoração.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.