Vila Velha recebe exposição das obras da CowParade em 22 locais
Na noite desta quinta-feira (14), o 38º Batalhão de Infantaria do Exército, na Prainha, foi palco do coquetel de lançamento da 14ª edição da CowParade Brasil – maior evento de arte a céu aberto do mundo –, que desembarcou no Espírito Santo e invadiu as ruas de Vila Velha com arte, cultura e entretenimento para públicos de todas as idades.
De hoje ao dia 15 de outubro, 22 vacas customizadas por artistas de Vila Velha ficarão expostas em diferentes ruas, praças e pontos turísticos da cidade, de Ponta da Fruta à Praia da Costa. Uma delas, “a Vaca Atlântica” pintada pela artista Ana Vitorino, foi instalada na porta de entrada da Prefeitura Municipal, em Coqueiral de Itaparica. Já as demais peças serão em Vitória.
Em seguida, as vacas – de tamanho natural, feitas em fibra de vidro – serão levadas para o Shopping Vitória, onde ficarão em exposição até novembro, quando acontecerá o leilão das peças. Todo o dinheiro arrecadado com as venda das vacas será doado a entidades como Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) e Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC).
DIVERSIDADE DE ESTILOS E TÉCNICAS
“Esta grande mostra artística colocou Vila Velha no circuito internacional, já que a CowParade acontece em países do mundo inteiro, com o propósito de democratizar a arte por meio da inclusão cultural e da aproximação com o público. As obras estão incríveis e fiquei realmente surpreso com a diversidade de estilos e técnicas empregadas. Posso afirmar que a cultura canela-verde está muito bem representada nesta edição do CowParade”, avaliou o prefeito Arnaldinho Borgo.
O Comitê Julgador da CowParade Brasil 2023 é formado por especialistas em arte e folclore capixaba, que avaliaram um total de 396 projetos inscritos. Destes, 55 foram selecionados para representar não só a classe artística de Vila Velha, mas também de Vitória, Serra, Cariacica, Guarapari e Venda Nova do Imigrante.
Entre os artistas representantes da cultura canela-verde, os de maior destaque são: Ângela Gomes, Kleber Galvêas, Alê Gabeira, Bianca Romano, Hiago Silva, Mônica Debbané, Ivan Coelho, Denílson Coelho, Júlio Tigre, Raí Bolzan, Anderson Chique, Mosca e Niko. Confira mais detalhes e saiba os locais onde as peças ficarão expostas, clicando AQUI.
A 14ª edição do CowParade reúne ainda, peças de estudantes do Sesi, da escola Leonardo da Vinci e do Colégio Americano. Alunos da Umef Tuffy Nader, na Barra do Jucu, também estão produzindo uma vaca que entrará no circuito no mês de novembro, quando será promovida uma grande ação cultural para marcar a ocasião.
De acordo com os organizadores da exposição, o motivo de todas as peças serem customizadas em moldes com formato de vaca, a explicação é que o projeto nasceu na Suíça, onde a vaca é o animal símbolo do país, que produz leite de alta qualidade, inúmeros tipos de queijos e chocolates.
Com realização da Toptrends, a CowParade capixaba conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; apoio do Governo do Estado do Espírito Santo e da Prefeitura de Vila Velha, patrocínio da Shell.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.