Ampliação da creche em Jaburuna garantirá mais de 200 vagas
A ampliação do número de vagas e a melhoria constante dos serviços prestados na área da educação são prioridades da Prefeitura de Vila Velha. A atual gestão já construiu e entregou 14 novas escolas, ampliando as vagas na rede municipal de ensino de 51.812 alunos matriculados em 2021, para 54.838, em 2023.
Até o momento, 99 escolas foram reformadas e receberam melhorias, e outras sete estão em construção ou com obras de ampliação. Uma delas é a obra de construção da Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) do bairro Jaburuna, que estava parada há anos.
Com previsão de entrega para fevereiro de 2024, a creche terá 681,40 metros quadrados de área construída e capacidade para atender mais de 200 crianças de 1 a 5 anos, nos dois turnos de ensino. O investimento será de R$ 2 milhões.
Na manhã da última terça-feira (5), o prefeito Arnaldinho Borgo, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias visitaram essa construção, na iniciativa chamada de Café na Obra.
“Estamos tirando um sonho da comunidade do papel e transformando em realidade. Está creche de Jaburana tem 12 anos de esquecimento. Estamos trazendo mais dignidade para a comunidade. Serão mais de 200 vagas para as nossas crianças, que vão receber atenção da nossa rede municipal”, ressaltou o prefeito. Ele reforçou ainda os investimento feitos em diferentes áreas por todas as regiões administrativas de Vila Velha.
Demanda
Morador de Jaburuna há 43 anos, Jocarli Chagas destacou a importância da creche para o bairro. “Há muitas crianças na comunidade e os pais trabalhadores precisam de uma creche para deixarem os filhos”, afirmou.
Rivalda Lima Nery, que mora há 23 anos no bairro, também lembrou que a creche era uma demanda antiga da comunidade. “As mães precisam trabalhar e não têm onde deixar as crianças. Estávamos aguardando essa obra há muitos anos”, reforçou.
Mãe do Bernardo, de apenas 7 meses, Cristiane Carvalho já está na expectativa de o filho ser matriculado na creche, após a inauguração. “Meu filho vai estudar aqui. Essa creche será a nossa salvação”, disse.
Investimentos
Além da creche de Jaburuna, outras três UMEIs estão em construção: São Conrado, Jabaeté e Sítio Batalha. Já as UMEFs Dir. Zdmea Camargo Damasceno e Professor Leopoldina da Conceição passam por reformas ou receberam melhorias.
A secretária de Educação, Adriana Chagas Meireles, também ressaltou a importância das obras. “Vila Velha está investindo muito na educação dos nossos alunos. O bairro Jaburuna tem uma deficiência muito grande de vagas para as crianças. Vamos seguir expandindo a capacidade de atendimento da nossa rede para a Educação Infantil, com a qualidade e excelência que a população canela-verde merece”, afirmou.
Adriana Chagas Meireles lembrou ainda outras iniciativas importantes implantadas pela gestão de Arnaldinho Borgo: “De forma inédita, a prefeitura fez a entrega de uniformes completos por dois anos consecutivos. Entregamos também kits de materiais escolares de primeira linha a todos os nossos alunos. Instituímos ainda o Bolsa Aluno, que é o maior programa de incentivo socioeducativo da história canela-verde. A educação vive um novo momento”, salientou.
Amanhã, a visita técnica será nas obras de construção da Unidade Básica de Saúde de Praia das Gaivotas, às 7h, localizada na rua Coronel José Gabriel Marques Filho.
Entregas na área da educação:
Novas Unidades Escolares:
1 – UMEI Vereador Arnaldo Borgo
2 – UMEI Tia Nenzinha (Bloco 1)
3 – UMEI Diretora BelyCarlla Rodrigues Juniar
4 – UMEI Julierme da Cruz Dias
5 – UMEI Juvacy Frechiani
6 – UMEI Prof. Joaquim Alberto de Oliveira “Prof. Tio Joaquim” (2023)
7 – UMEFTI Ezequiel Leal (2023)
8 – UMEF Prefeito Vasco Alves (2023)
Unidades Escolares Municipalizadas:
9 – UMEF Jorge Anízio Borjaille
10 – UMEF Barão do Rio Branco
11 – UMEF Domingos Jose Martins
12 – UMEF Dante Michelini
13 – UMEF Des. Cândido Marinho
Unidade Escolar Adquirida:
14 – UMEIEF Flávia Borgo
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.