Da Guerra à Poesia: Livro da Casa da Memória explora um passeio entre horrores e magia

Da Guerra à Poesia: Livro da Casa da Memória explora um passeio entre horrores e magia

Nesta quinta (31), às 16 horas, a Casa da Memória, na Prainha, será palco do lançamento de O Valor da Memória, a mais nova obra de Nerina Bortoluzzi Herzog.

Com 87 páginas, a obra traz poesias, contos e ilustrações próprias da autora. Uma fusão de sentimentos, emoções, sonhos e realidades traduzidas em palavras, um reflexo dos 87 anos de vida da ítalo-capixaba.

Na obra, a autora faz questão de reforçar sua mensagem pacifista, tão importante em tempos de conflitos globais, como o que se vê na guerra entre Rússia e Ucrânia. “Digo aos que querem a guerra, com todos os seus horrores, que ela destrói tudo o que é moral e ético, e não perdoa. Onde a liberdade humana é interrompida em todos os sentidos”, destaca.

A autora

Originária de Valdenogher, nas montanhas de Belluno, Itália, Nerina, aos 13 anos, deixou sua terra natal com a família rumo ao Brasil. Após uma breve passagem pelo Rio de Janeiro, a família Bortoluzzi estabeleceu-se em Vitória, e depois em Vila Velha.

A história de vida de Nerina é marcada por episódios de superação. Sobrevivente dos horrores da II Guerra Mundial, testemunhou o Nazismo e a Resistência na Itália. Sua vivacidade para escrever, cantar e viver contrasta com as marcas trágicas de sua juventude.

Aos 80 anos, Nerina lançou seu primeiro livro, “Nerina, relatos de uma vida”, uma visão pessoal sobre suas experiências durante a guerra. Mas seu talento não se restringiu à escrita.

Com um extenso currículo, atuou por mais de 40 anos como Tradutora Juramentada da Língua Italiana, traduzindo mais de 170 mil documentos. Além disso, contribuiu como revisora e tradutora de livros e teses. Mesmo hoje, Nerina continua ativa, colaborando com a Comunità Italiana no ES, preparando-se para celebrar os 150 anos da imigração italiana no estado, em fevereiro de 2024.

Serviço:
Lançamento do livro O Valor da Memória
Quinta (31), 16h
Casa da Memória, Prainha

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.