Alunos do 9º ano são apresentados a diversas profissões através da disciplina escolar Projeto de Vida
Ampliar os conhecimentos sobre carreira e mercado de trabalho, com foco na orientação vocacional, levando até os alunos palestras e esclarecimentos sobre as diferentes áreas de atuação profissional. Essa é a proposta da disciplina “Projeto de Vida” que, nesta terça (4), promove um bate-papo com peritos criminais. Na ocasião, além de tirar dúvidas, será apresentada uma simulação de cena de crime, para posterior análise de vestígios, coleta de provas e identificação de resultados, tudo processado pelos próprios alunos com orientação da Perícia.
Participarão do encontro cerca de 120 estudantes, das turmas de 9º ano da UMEFTI Reverendo Antônio da Silva Cosmo, que poderão interagir com 14 peritos criminais das diversas áreas, como laboratórios de química e de biologia, crimes ambientais, local de crime, identificação veicular e documentoscopia, entre outras. Na oportunidade, será ainda confeccionada primeira via da carteira de identidade, para quem ainda não possui o documento.
Segundo a perita oficial criminal, Tainá Vettorazzi Vargas, a iniciativa aproxima a instituição Polícia Civil do ambiente escolar e promove a interdisciplinaridade: “É uma oportunidade não apenas de mostrar o nosso trabalho, mas também de enfatizar que o aprendizado dos conteúdos escolares é importante e útil no ambiente técnico-científico. Além disso, queremos reforçar também que, por meio do estudo, qualquer pessoa pode estar apta a fazer o concurso e se tornar um perito criminal no futuro”, frisou.
Para a professora Carolina Soares, que ministra a disciplina, o objetivo é levar mais informação e ferramentas para que os jovens possam realizar as suas escolhas profissionais com mais segurança e autonomia: “A partir das demandas apontadas pelos próprios alunos, nós apresentamos as vantagens e os desafios de cada ocupação, compartilhando experiências e estimulando a busca pela qualificação e realização profissional. A disciplina ajuda a incentivar a continuidade nos estudos e reforça o sonho profissional dos alunos”, explicou.
Com base nas curiosidades dos próprios estudantes, já foram apresentadas as profissões de enfermeiro(a), técnico de Enfermagem, hipnólogo e, ao longo do ano, ainda serão apresentadas inúmeras outras, dentre elas bombeiro(a), médico(a), agente da Guarda Municipal, médico(a) veterinário(a) e jornalista.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.