Caps Beija-flor e Infantojuvenil celebram aniversário
Vila Velha possui três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dois deles, o CAPS II Beija-flor, localizado no bairro Novo México e o CAPS Infantojuvenil (IJ), em Itapuã, estão celebrando quatro e cinco anos de atividades, respectivamente. O primeiro acolhe pessoas adultas com sofrimento decorrente de transtornos mentais graves e persistentes e o segundo é um lugar de referência e acompanhamento para crianças e adolescentes com as mesmas características.
De forma compartilhada com as Unidades de Saúde, o trabalho é executado nos CAPS por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais como enfermeiros, educadora física, médicos, técnicos de enfermagem, farmacêutica e psicólogos, que promovem, a partir do cuidado em liberdade, a construção da sua autonomia, desenvolvimento de habilidades, interação com o território, melhorias na convivência com a família e com a comunidade.
No Caps Beija-flor, para cada usuário acompanhado é criado um Projeto Terapêutico Singular, que contempla os atendimentos em saúde, as oficinas, a rotina no CAPS e, fora dele, os sonhos e planejamentos. No trabalho, feito pela equipe multiprofissional, são ofertados atendimentos individuais e, principalmente, coletivos, através de diversas oficinas terapêuticas, como de artes expressivas, jogos, expressão corporal, ouvidores de vozes, economia solidária, cidadania e inclusão e grupo de familiares. Atualmente, há 294 usuários em acompanhamento ativo no serviço.
Apoio para crianças e adolescentes
Já no CAPS Infantojuvenil são acompanhadas crianças e adolescentes com algum tipo de transtorno mental grave – aqueles que, por sua condição, estão impossibilitados de estabelecer e manter laços sociais, incluindo por decorrência do uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas).
Os usuários do serviço são acompanhados pela equipe multidisciplinar que atua na promoção da reabilitação psicossocial, ofertando acolhimento, atendimento individual, em grupo e familiar, práticas expressivas, corporais, oficinas terapêuticas, grupos terapêuticos e acolhimento diurno.
Como acessar
Para acesso aos serviços dos Caps Beija-flor, o munícipe deve procurar uma Unidade de Saúde ou se direcionar diretamente para acolhimento com profissional.
O Caps Beija-Flor funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h. Já no Caps Infantojuvenil, as demandas são atendidas, diariamente, de forma espontânea, sendo às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã, a partir das 8h e terças e quintas; à tarde, a partir das 14h. As vagas são por ordem de chegada
Serviço
Centro de Atenção Psicossocial (Caps II Beija-Flor
Endereço: Rua Rosa Vermelha, n° 95. Novo México.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, de 08h às 18h
Telefone: (27)3239-1510
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CapsIJ)*
Endereço: Rua Humberto Serrano, nº 30. Bairro Itapuã, Vila Velha
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 08h às 18h
Telefone: 3139-9047/99520-9739
Fonte : PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.