Morada da Barra terá complexo esportivo e unidade de saúde
A comunidade de Morada da Barra e dos bairros vizinhos da região marcaram presença para testemunhar a assinatura da ordem de serviço de construção da nova unidade básica de saúde. Os presentes no sábado (4), também puderam conhecer o projeto da nova área de lazer do bairro, que também teve autorização para início das obras durante o evento, assinadas pelo prefeito Arnaldinho Borgo.
O evento contou com as presenças do deputado federal eleito Dr Victor, do presidente da Câmara, Bruno Lorenzutti, vereadores, lideranças comunitárias e moradores.
Durante o discurso, o prefeito Arnaldinho disse que a área completa será amplo instrumento de promoção e cuidado com a saúde dos moradores locais, além dos bairros vizinhos.
“Olhar esse lugar agora, abandonado, sem expectativa, e ver a reação das pessoas com o projeto, com o que já começamos a construir é impressionante. Esse espaço será substituído por vida, cuidado, esperança, qualidade de vida, trabalho e promoção à saúde. Tem investimento nosso, tem intervenção do Governo do Estado e tem as pessoas felizes”, comentou o prefeito.
Menara Cavalcante, secretária de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes destacou a característica marcante das obras recentes nos bairros, que é o diálogo com a comunidade na concepção do projeto: “Teremos um complexo esportivo e de saúde aqui em Morada. Fizemos o projeto com muita atenção aos detalhes, ouvindo os moradores, as obras serão em conjunto e de uma só vez vamos tocar a unidade de saúde e o complexo esportivo. Voltaremos em breve para inaugurar”, destacou a secretária.
A secretária de Saúde, Cátia Lisboa também relatou o processo de diálogo com a comunidade para ampliação da rede de cuidado com a saúde básica: “Me recordo quando viemos nesse espaço, conversamos com as lideranças e vi o tamanho da necessidade dos moradores. De imediato relatei ao prefeito e ele comprou o projeto na hora. Mandou medirmos a área e já disponibilizou a maior unidade, de porta quatro, que um município pode ter”.
Moradora há anos em Morada da Barra, conhecida por toda a comunidade como tia Lora, aproveitou para agradecer o que a mesma chamou de presente divino: “Estou aqui desde o início e conheço cada família, toda luta que a gente passou, e ver de perto acontecer, saber que não é promessa.
E acrescentou: “conheço as famílias, essa felicidade no rosto dessas pessoas, é a minha felicidade. Passei com eles a dificuldade, não tem como não me emocionar, meu coração tá feliz, é um presente de Deus para minha vida e para essas pessoas. Minhas crianças terão liberdade, não vão precisa sair daqui para outros bairros, estamos recebendo oportunidade”, frisou.
Para o líder comunitário, Pedro Rogério Pereira, acabou tempo de abandono: “Estou aqui há 30 anos e tenho propriedade para falar do abandono que passamos por tantos anos. É uma estrutura que pensa em nossos jovens, no bem estar do povo, na saúde. A expectativa é de melhoria da qualidade de vida, vão voltar os nossos projetos e toda a comunidade vai poder participar.
A nova unidade de saúde de Morada da Barra vai atender a uma população estimada em 7 mil moradores que atualmente são atendidos na unidade de saúde de Terra Vermelha. A unidade irá contar com consultórios para atendimento médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais e psicólogos, além de salas de procedimentos como: curativo, vacina e administração de medicamentos. Um investimento de mais de R$ 4,4 milhões.
O complexo esportivo contará com pracinha, pista de caminhada, academia com equipamentos em aço inox, parquinho infantil e campo de futebol em área total de 4,2 mil m² e infraestrutura de alambrado e grama sintética.
Fonte : PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.