​Ação de educação ambiental na Praia da Sereia, em Vila Velha nesta sexta (20)

​Ação de educação ambiental na Praia da Sereia, em Vila Velha nesta sexta (20)

Nesta sexta (20), às 9h, será realizada uma ação de sensibilização e conscientização ambiental com os frequentadores da Praia da Sereia, sobre os impactos ambientais ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos. Serão realizadas abordagens educativas sobre o tema, abordagens informativas sobre o peixe-lixeira e distribuição de sacolas para acondicionamento correto dos resíduos gerados pelos frequentadores.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, a ação buscará sensibilizar os frequentadores sobre a importância das nossas atitudes para a manutenção das praias e da vida marinha: “Ações como essa são muito importantes para sensibilizar e conscientizar a população sobre o tema, diminuir a poluição marinha e mantermos as praias limpas para os turistas e frequentadores locais”.

Na última quinta (12), foram instalados cinco peixes-lixeira nas praias da Sereia (ao lado do parquinho), de Itaparica (Praça do Ciclista), de Itapuã (Beverly Hills), do Barrão e da Baleia (ao lado do Pump Track). Os equipamentos ficarão fixos nesses locais durante o verão.

O peixe-lixeira é uma estrutura de metal que recebe garrafas PET e embalagens longa vida. A iniciativa é da Coordenação de Educação Ambiental (COEDAM), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Esta é uma importante ferramenta de sensibilização ambiental, já que trabalha a alusão de que, quando os resíduos são descartados de forma equivocada, grande parte deles chegam aos oceanos, onde vários animais marinhos, como os peixes, podem se alimentar acidentalmente desses materiais. O peixe-lixeira auxilia também na educação ambiental sobre a coleta seletiva, pois nele só podem ser descartados embalagens PET e longa vida”, explicou o coordenador da COEDAM, Daniel Gosser.

Desde seu lançamento, o equipamento já passou em várias escolas da rede municipal e bairros, entre eles Praia de Itaparica, Ponta da Fruta, Ilha das Flores, Barra do Jucu e Vale Encantado.

 

Fonte: PMVV