Arnaldinho Borgo homenageia guarda que salvou duas pessoas de afogamento
O guarda de Vila Velha Washington Monteiro recebeu, das mãos do prefeito Arnaldinho Borgo, a honraria “Guardião Azul”, por ter salvado dois adolescentes que estavam se afogando, na noite do dia 17 de novembro, em Itapuã. A entrega da condecoração aconteceu nesta quinta-feira (15).
O vice-prefeito Dr. Vitor Linhalis, a comandante da Guarda de Vila Velha Landa Marques, além do inspetor-chefe da corporação, Thiago Nylander, também participaram da cerimônia.
Monteiro, como é chamado, recebeu emocionado a homenagem, ao lado da esposa e das filhas. Durante a entrega, o prefeito Arnaldinho Borgo fez questão de valorizar a ação do guarda, não apenas por ter salvo duas vidas, mas por ter colocado em risco a própria vida.
“Esse é o valor que a nossa Guarda tem. Quando se lança em mar revolto, colocando a própria vida em risco para salvar quem não conhece, colocando o outro em primeiro lugar, demonstra claramente a devoção em cuidar das pessoas. Esse ato de bravura nos motiva, motiva os colegas, valoriza a farda e mostra porque homens e mulheres da nossa corporação são reconhecidos por toda a cidade. Esse é o perfil de um herói, um guardião”, destacou o prefeito.
Dr. Victor também valorizou o ato de coragem do GM, destacando todos os fatores adversos do resgate: “À noite, baixa visualização, duas pessoas jovens, mar bravo. Todos os fatores jogavam contra, mas mesmo assim nosso guarda tirou a farda, entrou no mar e salvou duas vidas. Todos nós devemos valorizar atos como esse, porque eles são puros e salvam também a família da pessoa, que continua com o seu ente querido”, ressaltou o prefeito.
Monteiro lembrou da ocorrência, disse que o treinamento e a atuação de anos como salva-vidas o ajudaram a manter a calma, escolher a melhor técnica e salvar os dois jovens, de quem ele só guardou os nomes.
“Nem peguei o telefone deles. Quando fui acionado pelos colegas que estavam no local do afogamento, nem pensei duas vezes, me desloquei até lá e pulei na água. Os barcos de pesca não entravam porque o mar estava muito mexido, não daria tempo da equipe de resgate chegar, só tirei a farda, entrei no mar, usei a técnica adequada, usando a correnteza a favor e trouxe os dois para a areia. Hoje, receber essa homenagem é muito gratificante, mostra que somos reconhecidos e que tomei a melhor decisão, por salvar duas vidas e por fazer parte da melhor Guarda do Brasil”, disse Monteiro.
Entenda o caso
Noite do dia 17 de novembro. Três jovens resolveram ir nadando da areia até a Ilha de Pituã, local de turismo na Praia de Itapuã.
Como o tempo virou de forma repentina, o mar ficou agitado, deixando os jovens ilhados. Um conseguiu voltar nadando, mas outros dois não. Quando se lançaram ao mar, a correnteza arrastou ambos.
Nesse momento, uma equipe da Guarda, que realizava patrulhamento na praia, foi acionada pelo amigo que estava em terra. Os guardas acionaram Monteiro no rádio operacional e ele foi até o local.
Já na água Monteiro percebeu que um dos jovens estava muito cansado e não conseguia mais ter reação, o outro estava lúcido, mas também entrando em exaustão.
Monteiro então conseguiu levar os dois, de uma só vez, nadando e sem uso de equipamento adequado, até a areia.
Fonte:PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.