Projeto socioemocional para a comunidade escolar será lançado nesta segunda (25)
Nesta segunda-feira (25), Vila Velha dá início ao projeto piloto em Educação Socioemocional, Trilhas do Ser. Em parceria com a Universidade Federal de Goiás, ele vai acontecer inicialmente na UMEF Deputado Mikeil Chequer, localizada em Boa Vista II.
O intuito do projeto é contribuir para a integração da educação socioemocional à sala de aula, para que alunos e professores aprendam a reconhecer suas emoções e a gerenciá-las de maneira saudável. Todo o projeto acontece com base nos parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza materiais pedagógicos que facilitam e incentivam o diálogo e a empatia.
A Educação Socioemocional é reconhecida como instrumento educacional validado institucionalmente e teve sua necessidade ainda mais fortalecida com o contexto da pandemia. “Os desafios relacionados a esse tema estão ainda mais agravados com as consequências da pandemia. Por isso se torna, ainda mais indispensável, que a escola desenvolva com os alunos as competências emocionais e sociais, além das cognitivas”, explicou o gerente de Formação Continuada, Elson Augusto do Nascimento.
Os benefícios previstos para a escola com o desenvolvimento do projeto são inúmeros: redução da evasão escolar, diminuição de casos de bullying e violência, promoção de um ambiente escolar mais acolhedor, melhoria nas relações pessoais e nos indicadores da escola.
Entre os alunos, os impactos positivos esperados são a redução de casos de depressão e ansiedade, aumento da capacidade de aprendizagem e mais autonomia, confiança, responsabilidade e consciência dos pontos fortes e limitações. Para a diretora da escola, Sandra Aparecida Marim Fontoura, o projeto se inicia num momento oportuno. ”O projeto culmina com o que estamos precisando após a pandemia. Percebemos um aumento da necessidade emocional e social entre os alunos, profissionais e famílias. Por isso, é importante que a gente insira essa educação no nosso dia a dia de sala de aula. O projeto vem para agregar positivamente, oferecer novas experiências. Estamos muito esperançosos com essa nova linha de trabalho, ajudando nossa comunidade com todo esse material e ensino de excelente qualidade que estamos recebendo”, compartilhou.
A primeira fase do projeto acontece presencialmente durante a II Jornada de Planejamento Pedagógica e Formação da Rede de Ensino de Vila Velha, nesta segunda-feira (25). Os professores participarão de um momento de acolhimento, abertura oficial do projeto e vivência de relaxamento. Depois, aprenderão sobre os princípios da educação socioemocional, analise e reflexão sobre as atividades para os estudantes e entenderão os próximos passos e avaliação do projeto.
Ao longo do ano, outros encontros entre professores e cientistas sociais acontecerão, tanto online quanto presencial. Serão aplicadas atividades, oficina de produção criativa, momento de sensibilização com os estudantes, avaliações e sistematizações. Juntos, eles pesquisarão sobre o impacto da educação socioemocional na escola.
A experiência do projeto na UMEF Dep. Mikeil Chequer dará origem a um projeto que será ampliado para todo rede de ensino de Vila Velha gradativamente. Ao término deste semestre, o projeto piloto permitirá analisar e sistematizar diretrizes para o trabalho das competências socioemocionais, direitos humanos e saúde emocional dos alunos e de todos os profissionais da educação.
Fonte: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.