Furtos em Vila Velha são reduzidos após 29 edições da Operação Hefesto
Implantada pela Prefeitura de Vila Velha em janeiro de 2021, a Operação Hefesto já chegou a 29 edições, alcançando todos os estabelecimentos que comercializam sucatas na cidade. Esta ação é parte do que justifica a queda nos índices de furto a estabelecimentos e a residências na cidade. Segundo dados do Observatório Estadual de Segurança, em 2018 foram registrados 2.070 casos e, ano a ano, houve queda, chegando a 2022 com 951 casos registrados.
A Operação Hefesto, além de buscar coibir a ação daqueles que retiram cabos e fios tanto em postes, nos casos de telefonia, quanto os de energia elétrica, de residências e comércios, tem objetivo de atuar com receptadores. Ao todo, 51 sucatões foram fiscalizados, vários reiteradamente. Atualmente, há 23 desses notificados, quatro interditados e dois multados. Um deles teve o processo de licenciamento ambiental iniciado posteriormente à interdição indeferido e um processo será encaminhado ao Ministério Público ainda nesta sexta-feira (8).
Estes dados foram apresentados no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7), na sede da Prefeitura, reunindo atores de todos os campos envolvidos. Pela Prefeitura, o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro e a subsecretária da Guarda Municipal e comandante Landa Marques, além de responsáveis pelas secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde e fiscais de Posturas, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.
O prefeito Arnaldinho Borgo presidiu o encontro, apontou que este é um assunto que tem sido tratado com dedicação na cidade e citou os avanços alcançados.
“Nós modernizamos a legislação, que ficou mais rigorosa com os proprietários de ferros-velhos que estiverem comprando material ilícito. Apertamos a fiscalização, mas também reforçamos nossa rede de assistência social, com a reabertura de equipamentos para ampararem as pessoas em situação vulnerável. Porém, o que queremos é continuar avançando, com outras medidas e o empenho de todos”, disse o prefeito.
O secretário Geovanio Silva Ribeiro explicou que o GGIM é o fórum para tratar dessas políticas que demandam um esforço conjunto da segurança pública.
“Acredito que este é um problema que afeta todas as instituições aqui representadas, e somente juntos conseguiremos melhorar nos próximos meses. Por isso é importante a participação do Ministério Público, da Polícia Civil, da Polícia Militar, das operadoras de telefonia e dos fiscais, que fizemos questão que participassem hoje”, explicou.
Além dessas instituições, também participaram a Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Procuradoria Geral Municipal e Agência Brasileira de Inteligência. A próxima reunião do GGIM será no dia 4 de agosto.
Fonte: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.