Meningite C: profissionais da saúde começam a ser imunizados
A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Saúde, oferece vacinação contra a Meningite C para os profissionais da saúde que trabalham em hospitais e laboratórios da cidade. A ação atende a recomendação do Ministério da Saúde, visto que a doença é considerada grave e, muitas vezes, letal.
Os trabalhadores da saúde contemplados com a vacina Meningocócica C são os que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde.
A coordenadora de Imunização de Vila Velha, Denise Rocha, fala sobre a importância de vacinar contra a Meningite C: “Os benefícios da imunização vão desde a proteção individual até a coletiva. Além disso, essa vacinação ajuda no controle da disseminação de doenças infecciosas e a conter possíveis surtos causados pela enfermidade”, disse.
Confira a agenda de vacinação:
5 e 6 de julho: Hospital Evangélico
7 e 8 de julho: Hospital Estadual de Vila Velha
14 de julho: Laboratório Pretti
Vacina meningocócica C
A vacina meningocócica C (Conjugada), como é chamada tecnicamente, foi implantada na rotina de vacinação das crianças em 2010. Atualmente, é disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade.
As crianças que, por algum motivo, perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, tiveram também ampliação e podem agora ser vacinadas até os 10 anos, 11 meses e 29 dias, conforme Instrução Normativa do Ministério da Saúde.
Quem pode tomar a vacina contra meningite:
– Vacina Meningite C: Protege contra a meningite C e é ofertada em duas doses (a partir dos 3 meses de idade e aos 5 meses de idade). A dose de reforço geralmente é feita a partir de 1 ano de idade. A criança poderá receber a dose de reforço até os 04 anos, 11 meses e 29 dias;
– Vacina meningite ACWY: protege contra 04 tipos de meningite, inclusive a meningite C. É ofertada para adolescentes entre 11 e 12 anos.
Onde vacinar
As salas de vacina das Unidades de Saúde de Vila Velha estão com estoque do imunizante para os adolescentes de 13 a 19 anos, que não receberam o reforço aos 11 e 12 anos, conforme calendário vacinal. Além disso, os profissionais de saúde também podem procurar estes locais para se imunizar.
Não há necessidade de agendamento. As Unidades de Saúde estão abertas para acolher este público de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.