Vila Velha vai entregar carteirinha da Pessoa Autista nesta segunda (23)
Um dos compromissos da gestão do prefeito Arnaldinho Borgo vai ser entregue nesta segunda-feira (23), data de comemoração dos 487 anos da colonização do solo espírito-santense. Trata-se da carteirinha da Pessoa Autista, uma antiga reivindicação que estará disponível em breve nas plataformas digitais da Prefeitura de Vila Velha.
A carteirinha será online, totalmente gratuita para o autista e para o cuidador. De acordo com a secretária de Assistência Social, Leticia Goldner, aqueles que não tiverem acesso às plataformas digitais poderão solicitar pessoalmente. “Outra opção para emissão da carteirinha será via o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência –CCPCD, na Glória e também nos CRAS do município, entregando diversidade de acesso humanizado. Estamos dando dignidade, respeito e empatia com este público tão importante na nossa sociedade”, disse a secretária.
O munícipe que não puder se deslocar até o CCPCD poderá fazer a solicitação no CRAS de sua região mais próximo da sua residência, onde irá preencher o formulário e levar cópias simples dos documentos solicitados. A solicitação será enviada ao CCPCD para análise e emissão da carteirinha, que será enviada ao CRAS para que o munícipe faça a retirada.
O CCPCD foi escolhido como referência, por ser um equipamento que já atende esse público. Estima-se que o município possua uma população entre 7 e 8 mil autistas. A carteirinha foi elaborada por técnicos das Secretarias de Assistência Social, Tecnologia e Inovação e Comunicação.
Veja o passo a passo e as opções para emissão da carteirinha:
Solicitação e Emissão online
O munícipe terá a opção de fazer a solicitação online através do site da Prefeitura. O documento será avaliado e aprovado pela equipe técnica através do próprio site, e o munícipe poderá fazer a impressão da carteirinha (com assinatura digital).
Documentos necessários para solicitação da carteirinha:
I – requerimento preenchido, disponível no site;
Do portador:
I – carteira de identidade civil
II – número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
III – comprovante de residência;
IV – número de telefone do identificado;
V – laudo médico digitalizado, contendo os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e
Problemas Relacionados a Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável;
VI – exame de tipo sanguíneo digitalizado.
Do cuidador:
I – carteira de identidade civil
II – número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
III – comprovante de residência
IV – telefone e e-mail do responsável legal ou cuidador.
Reprodução: PMVV
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