​Integrantes do Comitê do Distrito Criativo Prainha serão empossados nesta segunda (16)

​Integrantes do Comitê do Distrito Criativo Prainha serão empossados nesta segunda (16)

Os integrantes do Comitê do Distrito Criativo Prainha (CDC) vão tomar posse nesta segunda (16), às 9h, no Polo de Apoio Presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil), localizado na Prainha.

O comitê, formado por representantes do poder público, dos setores cultural, criativo, empresarial e acadêmico e da sociedade civil organizada, coordena as ações do CDC, um espaço destinado ao fomento à criatividade e inovação artísticas e culturais. O objetivo é estimular a economia local, o turismo e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.

Dentre os objetivos da iniciativa, constam promover a diversidade cultural e o desenvolvimento humano; valorizar a identidade local; oportunizar um espaço igualitário e democrático onde, por intermédio da criatividade e da cultura, os diferentes segmentos sociais possam harmonizar-se; desenvolver ações de disseminação de tecnologia social resultante de um trabalho coletivo, que encontre sustentação e legitimidade no diálogo com a sociedade; estimular o setor empresarial a valorizar seus ativos criativos e inovadores, com a finalidade de promover a competitividade de produtos, bens e serviços cujos insumos primários sejam o talento e a criatividade individual e coletiva locais; entre outros.

“O Distrito Criativo é um centro geográfico e organizacional de artes e ofertas culturais, um verdadeiro atrativo para a criatividade e a inovação, incentivando a cultura, a gastronomia e o artesanato, atraindo clientes e empresas culturais e criativas”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior.

Rede Brasileira de Cidades Criativas

A partir da criação do Distrito Criativo Prainha, a cidade poderá se candidatar para pertencer à Rede Mundial de Cidades Criativas, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com base em regulamentação própria da instituição e da futura Rede Brasileira de Cidades Criativas, que está sendo criada pelo Ministério do Turismo (MTur) do Governo Federal.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi criada em 2004, contando com apoio da Organização das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.

A Rede serve como uma plataforma internacional de intercâmbio, contribuindo para seu desenvolvimento e para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11 sobre cidades e comunidades sustentáveis. A Rede é composta por 246 cidades, de mais de 80 Estados-membros da UNESCO, sendo que o Brasil possui apenas 10 municípios dos 5.470 existentes no país.

Com a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, o MTur buscará estimular as localidades a usarem o seu capital criativo e inovador para a promoção do desenvolvimento, com incentivo à adoção de ações locais e territoriais que reúnam, primordialmente, empreendimentos dos setores envolvidos e agentes criativos, fomentando o turismo local e gerando oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania.

 

Reprodução: PMVV