Convento pede que fiéis se vacinem para retorno das romarias e missas presenciais na Festa da Penha

Convento pede que fiéis se vacinem para retorno das romarias e missas presenciais na Festa da Penha

Na última quinta-feira (17) começa a contagem regressiva de 30 dias para o início da programação da Festa da Penha 2022. Ainda em meio a incertezas sobre a presença do público, o pedido da Comissão de Organização é que os fiéis completem o esquema vacinal.

A Festa da Penha 2022 acontece entre os dias 17 e 25 de abril. Neste ano, com o tema “Saúde dos enfermos, rogai por nós”, a organização do evento ainda segue preocupada com a situação da pandemia no Espírito Santo.

Em uma publicação nas redes sociais do Convento da Penha, realizada nesta quinta, a Comissão Organizadora faz o pedido para que os fiéis possam completar o esquema vacinal para haver o retorno da programação presencial, o que não ocorre há dois anos.

Segundo a assessoria da Comissão Organizadora da Festa da Penha, a programação oficial será divulgada em breve. Se as metas de vacinação forem atingidas, além da presença do público nas missas, as romarias também devem retornar.

“É nosso desejo, mas ainda não podemos afirmar. Acreditamos que em breve teremos uma posição mais exata. No momento, precisamos da ajuda dos fiéis, completando o ciclo vacinal, para que em breve possamos divulgar nossa programação como todos estão esperando”, informou a assessoria.

De acordo com as regras do governo do Espírito Santo, para realização de grandes eventos, sem a limitação de público, a cidade deve estar na região classificada como risco muito baixo no Mapa de Risco.

Para alcançar a meta e chegar no chamado risco azul, é preciso que mais de 80% do público adulto já tenha tomado a segunda dose da vacina, 90% dos adolescentes acima dos 12 anos tenham tomado pelo menos uma dose e 90% dos idosos já tenham recebido a dose de reforço, a terceira dose.

Atualmente, a região Metropolitana possui 89,12% dos adultos com o esquema vacinal completo (D2), 82,92% dos adolescentes com pelo menos uma dose e 85,44% dos idosos imunizados com três doses contra a covid-19.

Desde o mês de agosto, equipes estão se reunindo para preparar esteja cada vez mais presente em todos os municípios do Espírito Santo. Prestes a completar o terceiro ano de realização durante a pandemia, a festa trabalha com alternativas conforme o mapa de risco no período do evento.

De acordo com a organização, a intenção é levar a mensagem do evangelho e do amor de Nossa Senhora das Alegrias ao maior número possível de pessoas, mas sempre respeitando as recomendações sanitárias para evitar risco.

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil. Com grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba, o evento a é uma realização do Convento da Penha, Arquidiocese de Vitória e da Associação de Amigos do Convento da Penha.

 

 

 

 

Reprodução: Folha Vitória