Museu Atelier Homero Massena é reaberto e pode ser visitado de terça a sábado
Após quatro anos fechado ao público, o Museu Ateliê Homero Massena foi reaberto na última sexta (18), com apresentação da Orquestra Sinfônica de Vila Velha, regida pelo maestro Tiago Padim, que apresentou versões de clássicos e da música pop, além do hino de Vila Velha. Katia Bobbio, Valsema Rodrigues e Brendda Neves ainda declamaram poemas e outros textos para o público.
Localizado na Prainha, a restauração do museu contemplou as pinturas internas e externas, com tinta que remete às cores originais, além do acervo de móveis e utensílios – óculos, pincéis, inúmeras cartas, livros, diplomas e camas.
“Esta entrega representa a importância dos investimentos para a preservação da memória canela-verde. Trabalhamos com o devido cuidado para com a trajetória do nosso povo, além de proporcionarmos condições de recebermos todos os moradores e turistas”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.
De acordo com o secretário de Cultura do Estado, Fabricio Noronha, é “muito importante a reabertura desse equipamento histórico tombado, integrando o movimento de revitalização do Sítio Histórico da Prainha. Um momento importante para a cultura e memória do Espírito Santo”.
“Vila Velha já é um destino muito procurado, ainda mais com um atrativo como este, que fortalece a identidade local. As pessoas não querem conhecer destinos só com belezas naturais, mas que contem a história de um povo”, destacou a secretária de Turismo do Estado, Lenise Loureiro.
Para a superintendente do IPHAN/ES, Elisa Taveira, “temos um circuito muito importante, incluindo a Igreja do Rosário, Convento da Penha e Casa da Memória, e ter esse museu preservado, com todo esse acervo rico, é de emocionar”.
De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior, “o trabalho consistiu na reforma e conservação de todas as paredes, portas e janelas, construção de um anexo para área administrativa e toaletes com acessibilidade, reforma do telhado, impermeabilização da área externa com calçada e conservação, entre outras melhorias”.
O museu era a residência de um dos grandes ícones da pintura nacional. “Ainda foram restauradas pinturas nas paredes, do próprio Homero Massena, além da descoberta de outras obras. O público vai se deparar com surpresas, como algumas pinturas que, até então, estavam encobertas. Foi um trabalho delicado e complexo, realizado por profissionais extremamente qualificados”, informou o subsecretário de Cultura, Manoel Goes.
O Museu Atelier Homero Massena, localizado na rua Antônio Ferreira Queiroz, 281, Prainha, funciona de terça a sábado, das 10 às 16h, com entrada gratuita.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.