Pronto-Atendimento de Cobilândia implementa Protocolo de Manchester
Para aprimorar a assistência no Pronto-Atendimento de Cobilândia, a Secretaria de Saúde de Vila Velha implementou uma metodologia de classificação de risco definida por cores, conhecida como Protocolo de Manchester, que estabelece critérios que vão determinar a urgência ao atendimento, levando em consideração o estado de saúde do usuário e não a ordem de chegada.
Esse sistema é importante para tornar o serviço mais dinâmico em relação à gravidade do quadro de saúde e às necessidades do paciente. Os objetivos da introdução dessa metodologia no serviço de saúde de Cobilândia incluem humanizar o atendimento, classificar as queixas dos usuários e usar o encontro com o cidadão como instrumento de educação, no que diz respeito à assistência de necessidade imediata.
De acordo com a subsecretária de Atenção Especializada, Renata Madureira, adotar este critério torna a assistência ao paciente transformadora, uma vez que considera o tempo e a necessidade biológica como parâmetros: “Conceder prioridade aos pacientes em condições mais graves e direcionar as pessoas que apresentam menor complexidade faz com que o atendimento seja otimizado, garantindo eficiência e atendimento em tempo oportuno”.
O PROTOCOLO DE MANCHESTER
A classificação será realizada por um enfermeiro capacitado, a partir de uma entrevista e observação rápida dos sinais e sintomas do paciente, determinando o nível de emergência de forma objetiva e sistematizada. Em seguida, o atendimento médico é realizado de acordo com a prioridade clínica estabelecida.
A inserção da Classificação de Risco de Manchester vai atuar de forma indutora e colaborativa para outros movimentos e estratégias de aprimoramento da gestão e do cuidado ao usuário. Além disso, com essa metodologia, é possível ter alcance de uma maior integração entre os componentes da Rede de Urgência e Emergência, consolidando a integralidade do sistema de saúde no município de Vila Velha.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.