Alunos de Vila Velha terão avaliações diagnósticas para acompanhamento da aprendizagem

Alunos de Vila Velha terão avaliações diagnósticas para acompanhamento da aprendizagem

A Secretaria Municipal de Educação, visando implementar políticas de melhorias do ensino-aprendizagem mais assertivas, instituiu a Avaliação Diagnóstica da Rede, que vai avaliar todos os alunos matriculados nas 108 escolas municipais. A Portaria nº 014/2022 foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (07).

As avaliações terão questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática e a quantidade de questões e periodicidade se alteram de acordo com cada segmento. Os resultados obtidos servirão para identificar as necessidades dos alunos, gerar informações para a implementação de políticas de melhoria da educação e para o estabelecimento das diretrizes pedagógicas do ano letivo. As escolas também terão acesso a um relatório referente a quais habilidades já estão consolidadas entre os estudantes ou ainda não estão consolidadas.

A primeira avaliação diagnóstica da rede será aplicada até 30 dias após o início do ano letivo, que foi no dia 7 de fevereiro. Cada unidade municipal planejará como será a aplicação, a fim de traçar estratégias para contemplar todos os alunos.

Para a Educação Infantil, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, as avaliações poderão ser alteradas por cada escola, a fim de preservar a individualidade de cada um. Para o Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º anos) e para os Anos Finais (6º ao 9º anos) as provas serão padrão para cada turma.

Segundo a subsecretária Pedagógica, Jocilene Gadioli, essas avaliações diagnósticas vão permitir que a secretaria acompanhe mais de perto quais são os resultados: “Essas avalições são capazes de nos fornecer tanto o contexto macro das nossas escolas quanto o individual de cada aluno. Com o resultado em mãos, nós conseguiremos entender quais são as prioridades no ensino dos nossos alunos e quais são as potencialidades. Assim, seremos muito mais assertivos nas nossas diretrizes pedagógicas, projetos e ações”, explicou.

 

Reprodução: PMVV