Parque Natural Municipal de Jacarenema recebe quase 500 mudas de de espécies de restingas
Quase quinhentas mudas de dez espécies de restinga foram plantadas no Parque Natural Municipal de Jacarenema, em uma ação inédita e histórica, na última quarta-feira (2), pela prefeitura de Vila Velha, por meio da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente. A ação aconteceu em uma área utilizada para atuação emergencial, em 2014, de escoamento de águas acumuladas de 15 bairros da bacia do canal de Guaranhuns, inundados pelas chuvas ocorridas nos meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014.
Oito anos depois, o trabalho de recuperação está sendo realizado, mostrando o novo momento de respeito e ampliação do cinturão verde da cidade. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel, “esta ação faz parte do Plano de Intervenção de Recuperação Ambiental do Parque de Jacarenema, que visa recompor a vegetação de restinga suprimida, por obra que não chegou a ser concluída na época, por intervenção dos moradores e hoje a prefeitura corrige esse erro e recupera a área”.
O Plano de Intervenção de Recuperação do Parque de Jacarenema visa estabelecer um processo gradual de sucessão ecológica, sendo realizado nos primeiros anos o plantio de espécies nativas de porte herbáceo e arbustivo, com o objetivo de cobrir o solo arenoso e criar o sombreamento necessário ao plantio das espécies nativas tardias e clímax, presentes nas formações de pós-praia e de mata seca, com o plantio de espécies identificadas no Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Jacarenema (Environlink, 2010).
A recuperação ambiental tem respaldo legal e atende a uma Ação Cível Pública para o reparo da área verde. O Plano de Manejo do Parque de Jacarenema está disponível no site da Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Espécies plantadas:
Achachairu
Araçauna
Aroeira
Cacto pé de mamão
Cambuata
Canavalia
Feijão de boi
Gravata
Guapira
Ingazinho
Juá
Ora pro nobis
Vagem da praia
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.