Quatro Unidades de Saúde terão horário de atendimento ampliado em Vila Velha

Quatro Unidades de Saúde terão horário de atendimento ampliado em Vila Velha

A fim de ampliar o acesso das pessoas aos serviços de saúde, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou o horário de atendimento em mais quatro Unidades do município. As unidades de Jaburuna, Jardim Colorado, Jardim Marilândia e Barra do Jucu, que antes funcionavam até as 17h, passaram a atender até as 19h.

Além dessas, mais outras nove Unidades já funcionam com horário estendido, que são: Terra Vermelha (22h), Araçás (21), Barramares (21h), Ibes (21h), Coqueiral de Itaparica (21h), Vila Nova (21h), Ataíde (19h), São Torquato (19h) e Vila Batista (19h). As demais Unidades funcionam até às 17h.

Os locais oferecem consultas médicas e de enfermagem, administração de medicamentos e aferições de pressão arterial e glicemia. Para a secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, essa medida representa mais qualidade de vida para toda a população.

“Estamos sempre atentos às necessidades da população de Vila Velha, especialmente nas unidades de saúde. As unidades que funcionam em horário estendido atendem boa parte dos moradores, contribuindo para os atendimentos em tempo oportuno, em ambiente adequado, sem necessidade de esperas no local. Continuaremos trabalhando com foco no respeito e nas demandas da nossa sociedade”, explica Cátia.

Unidades de saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde no Brasil. O objetivo dos serviços é atender, em média, 80% dos problemas de saúde da população de Vila Velha, sem que haja necessidade de encaminhamento para outros locais.

Outro objetivo é descentralizar o atendimento, ofertando os serviços de saúde em locais mais próximos das residências dos moradores.

Vila Velha possui 20 unidades de saúde, onde é possível encontrar diversos serviços de saúde, como consultas médicas, de enfermagem, além do atendimento da equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, fonoaudiólogos e demais profissionais que auxiliam as equipes de Saúde da Família.

As unidades ainda ofertam serviços como dispensação de medicamentos, vacinação, coleta de exames laboratoriais, testagens para Covid -19 e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis como sífilis, hepatite e HIV.

 

 

 

 

Reprodução: PMVV