Vila Velha está entre as quatro cidades do Brasil com maior valorização imobiliária
Vila Velha está entre as quatro cidades do Brasil com maior valorização imobiliária. A cidade canela-verde aparece na frente da capital do Espírito Santo e atrás apenas de três cidades de Santa Catarina: Itajaí, Itapema e Balneário Camboriú. Os dados são de 2021, do índice FipeZap, que aponta o preço médio do metro quadrado dos imóveis residenciais de todo o país. Os dados apontam que Vila Velha teve 20,24% de crescimento em relação ao ano de 2020, no qual apresentou apenas 8,3%.
O metro quadrado dos imóveis residenciais no município em 2017 era de R$ 4.284,02. Com a valorização, esse mesmo metro quadrado passou a custar R$ 6.020,12 no ano passado.
Para o prefeito Arnaldinho Borgo, o crescimento é reflexo da desburocratização promovida desde o início de 2021 por uma equipe técnica qualificada, de tecnologias implantadas para agilizar a movimentação processual, emissão de alvarás e pareceres.
“Vivemos um novo momento e os números comprovam isso. Nosso crescimento imobiliário é um dos reflexos dos investimentos que fizemos em tecnologia, em facilidades para investir na cidade. É também suor e dedicação da nossa equipe técnica, que desenvolveu novo rito processual, acolhimento dos munícipes e investidores, da desburocratização para atrair negócios, empreendimentos e emprego. Já temos a melhor cidade para se viver e estamos promovendo melhorias e gestão de excelência para termos a melhor cidade para investir e visitar”, comentou o prefeito.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, essa valorização imobiliária é fruto do trabalho da atual gestão: “No primeiro ano de gestão do prefeito Arnaldinho foram empreendidos vários projetos visando uma Vila Velha mais empreendedora e com o melhor ambiente de negócios do Estado”, afirma.
Conforme divulgado pela revista eletrônica Money Times, embora a alta no preço dos imóveis em nível nacional tenha ficado abaixo da inflação no ano passado, 14 cidades, entre as 50 analisadas, superaram os 10,06% medidos pelo IPCA. Veja a relação completa:
1. Itajaí (SC): +23,77%
2. Itapema (SC): +23,57%
3. Balneário Camboriú (SC): +21,21%
4. Vila Velha (ES): +20,24%
5. Vitória (ES): +19,86%
6. Maceió (AL): +18,50%
7. São José (SC): +18,16%
8. Florianópolis (SC): +15,74%
9. Curitiba (PR) +15,41%
10. Goiânia (GO) 13,70%
O que é o Índice FipeZap ?
O Índice FipeZap é resultado de uma parceria formada em 2010 entre a Fipe e o portal ZAP. Esse é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do mercado imobiliário brasileiro.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.