Verão: estação mais quente do ano pode ter atividades lucrativas
Para alguns capixabas, a estação preferida dos brasileiros, o verão, não é apenas momento de diversão e curtição. Muitos tiram esse tempo para investir em novas oportunidades de negócios.
Optar por um negócio de temporada, deve ser uma decisão tomada com bastante clareza e com um planejamento detalhado para não acabar metendo os pés pelas mãos. Em primeiro lugar, o empreendedor ou empreendedora deve ter em mente quais os negócios que estão em alta nesse período.
Pensando nisso, o jornal on-line Folha Vitória, em parceria com o Sebrae/ES e o economista Eduardo Araújo, traz algumas dicas e sete opções de empreendimentos para a época mais quente do ano.
Em primeiro lugar, os interessados em investir em um negócio sazonal, devem entender as vantagens e desvantagens desse ramo.
Segundo Eduardo, apesar da alta procura pelos produtos vendidos nesta estação, o empreendedor deve ter uma outra fonte de receita durante o resto do ano. “Têm negócios, que as vezes revezam. Tem negócio sazonal, oferecendo produtos para um período do ano e em outros períodos, buscam outras fontes de receita” destacou o economista.
Outro fator a ser considerado, é a pandemia do novo coronavírus e a epidemia da gripe H3N2. A quantidade de pessoas vacinadas, com as duas doses e dose de reforço no Espírito Santo, é alta. Mas, com a nova variante ômicron, os casos estão aumentando e isso, de acordo com o economista, deve ser levado em conta.
“A pandemia, principalmente com essa nova variante do coronavírus, a ômicron, tem ampliado muito o número de casos. Apesar disso, as pessoas ainda têm procurado utilizar o turismo, como lazer, mas há uma crescente de problemas. Voos cancelados, então isso tem gerado uma certa insegurança e incerteza”, alertou Eduardo.
No entanto, o momento não é de total desânimo. Com criatividade, inovação e bom atendimento, há formas de manter o seu negócio lucrativo, mesmo neste período de incerteza.
“Busque pela diferenciação. Tenha uma característica própria, seja ela, higiene ou uma entrega mais rápida do produto. Essas são formas de fidelizar um cliente e esse é o mais importante” finalizou o economista.
Agora que você sabe os prós e os contras de um negócio de verão, chegou o momento de conhecer as sete opções de empreendimentos, que vão te ajudar a levantar um dinheirinho na estação, sem gastar muito.
Veja as opções abaixo:
Chup-chup
A ideia é clássica e bastante lucrativa. O produto, que também é conhecido como sacolé ou geladinho, é o queridinho do povo em dias de sol e calor.
As opções de sabores são infinitas, inclusive podem ser feitas com bebidas alcoólicas. A versão gourmet com pedaços de frutas e outras misturas têm ganhado espaço nas vendas. Que tal tentar?
Comida saudável
A procura por comida saudável de qualidade aumenta no verão, pois é nesta estação que as pessoas querem manter o “corpinho de praia”. Uma alternativa lucrativa e interessante é a venda de sanduíches naturais, saladas, saladas de frutas, entre outros alimentos naturais e saudáveis.
Mas, lembre-se, trabalhar com comida é negócio sério. É necessário seguir as regras de higiene e se informar sobre as leis de vigilância sanitária do seu município. Para este negócio, o melhor caminho é sempre oferecer produtos que você mesmo consumiria.
Bebidas
Não é novidade para ninguém que no calor, nada melhor do que uma bebida bem gelada, sendo alcoólica ou não. A ideia é simples, fácil e, com certeza, rende boas vendas nesse período.
A novidade que está se tornando a queridinha dos capixabas nas praias do estado, é a venda de drinks super gelados com gin, ou com outras bebidas alcoólicas. A criatividade é a melhor amiga do empreendedor. São diversas combinações que podem ser o seu diferencial na hora de lucrar.
Moda praia
Outra alternativa clássica é a venda de biquíni, sungas, saídas de praia e cangas. Na estação mais quente do ano, esses são itens de muita procura para curtir as praias, cachoeiras e piscinas.
Para quem entende de costura, é possível criar peças, personalizar de acordo com os gostos e medidas do cliente. Outro fator importante é estar ligado à tendências da moda que os artistas estão lançando, muitos consumidores amam usar peças inspiradas em famosos.
Esporte
Que tal pegar aquele esporte que você sabe e gosta de fazer, em um negócio sazonal? Caso tenha habilidade com esportes, como surfe, skate, patins, slackline, entre outros, por que não oferecer o serviço de aulas destes esportes?
Passeador de cães
Não são apenas os humanos que sentem calor e não querem ficar dentro de casa no verão. Os bichinhos de estimação também gostam muito passear, sentir a brisa do mar e se refrescar.
O serviço ganha cada vez mais adeptos no Brasil e pode ser bastante lucrativo dependendo de como você ofereça os serviços. Uma boa ideia é ofertar pacotes semanais com, pelo menos, dois passeios aos dias de no mínimo 30 minutos.
Mas lembre-se, as patas dos bichinhos são sensíveis, então preze por horários em que o sol não está tão quente.
Comida pronta
Depois de um dia inteiro curtindo as diversas possibilidades que o Espirito Santo têm no verão, é muito difícil não bater aquela preguiça na hora de cozinhar, não é mesmo?
Uma boa opção para solucionar esse problema para consumidores e fazer um bom dinheiro, é oferecer serviço de entrega de alimentos congelados. O ideal é buscar por alimentos práticos para facilitar, não apenas o preparo, mas como a vida dos seus clientes.
Reprodução: Folha Vitória
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