Queda no índice de crimes em 2021 registra queda em Vila Velha
Os resultados de 2021 e prognósticos para 2022 da segurança pública foram tratados na primeira edição do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, na manhã desta quinta-feira (6). As agências de segurança que atuam na cidade compartilharam os dados que mostram evolução: Vila Velha apresentou redução histórica de homicídios e queda nos crimes contra o patrimônio, a segunda maior redução em 26 anos (período em que a série histórica passou a ser contabilizada). A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito apresentou ainda medidas que apontam para ampliação da presença da Guarda na cidade no ano que começou.
Em 2021, quando comparado com o ano anterior, foi registrada queda de 8% de homicídios, chegando ao segundo menor número desde 1996 na série histórica. Crimes contra o patrimônio também reduziram: -14,5% roubo a pessoa em via pública; -33,68% roubo a estabelecimento comercial; e -4% roubo em transporte coletivo.
Os dados positivos são apontados como resultado da atuação integrada da Guarda Municipal e as outras forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além da EAMES, Exército Brasileiro, Capitania dos Portos e judiciário.
O prefeito Arnaldinho Borgo participou do GGIM e reforçou a atuação conjunta, citando os investimentos feitos pela Prefeitura ao longo do ano que estão refletindo na segurança pública.
“Estamos resgatando os espaços públicos que voltam a ser novamente ocupados pelas famílias. Somando à melhoria da iluminação e investimentos na área social, em tecnologia e equipamentos de segurança, impactam na redução dos índices de criminalidade”, citou o prefeito, agradecendo a atuação de cada uma das instituições.
Na mesma esteira, o Gabinete de Gestão Integrada foi elencado por todos como um fórum ideal para afinar a atuação de cada um. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, também comentou a atuação compartilhada entre as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal.
“Nós sabemos que não se faz segurança pública sozinho, e a atuação da Prefeitura e da Guarda são importantíssimas para alcançarmos esses números. Esse ano Vila Velha teve redução histórica no número de homicídios, fruto do trabalho que vem sendo feito em conjunto”, comentou.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro, destacou os avanços e investimentos realizados na área pelo município. Em 2021, a cidade ganhou um sistema de monitoramento de veículos, a Muralha Eletrônica, que já auxiliou na recuperação de 29 veículos roubados. Também houve renovação da frota da Guarda, com 11 viaturas e 10 motos zero quilômetro. Há ainda projetada a implantação de videomonitoramento mais moderno, com recursos inovadores.
“São investimentos de infraestrutura, tecnologia e também nos operadores que estão nas ruas trabalhando. Começamos o ano com bons resultados, com a etapa do Réveillon vencida com sucesso, sem ocorrência registrada, mas já trabalhando com o que precisamos em 2022. Durante o verão, teremos ampliação do número de guardas nas ruas, agora que tivemos aprovado o projeto de pagamento de gratificação aos guardas municipais”, explicou o secretário.
Dados comparativo entre 2020 e 2021 da Transparência da SESP
Redução de homicídios em Vila Velha: – 8%
*segundo melhor resultado histórico desde 1996
Crimes contra o Patrimônio
Furto a pessoa em via pública: -9,47%
Furto em Estabelecimento Comercial: -17,27%
Furto em residência/condomínio: -7,36%
Furto em transporte coletivo: -24,42%
Roubo a pessoa em via pública: -14,5%
Roubo a estabelecimento comercial: -33,68%
Roubo em residência/condomínio: sem variação
Roubo em transporte coletivo: -4%
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.