Com surto de gripe prefeitura de Vila Velha orienta população a se vacinar em postos de saúde

Com surto de gripe prefeitura de Vila Velha orienta população a se vacinar em postos de saúde

Espírito Santo vive hoje uma extensão da epidemia de gripe, causada pelo vírus Influenza, que vem atingindo o estado do Rio de Janeiro e de São Paulo nos últimos dias. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira.

Nos últimos dias, em diversas cidades capixabas, houve aumento significativo de pessoas procurando serviços de saúde, queixando-se de sintomas gripais como tosse, coriza, dor de garganta, febre, entre outros.

Há registros de superlotação em unidades de saúde na Glória, em Vila Velha;

Com a confirmação do surto, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, destacou a necessidade da população se imunizar contra o vírus Influenza, além de completar o esquema vacinal contra a covid-19.

“A principal estratégia de enfrentamento à Influenza, assim como a covid-19, é a vacinação. Nós estamos convidando a população que procure a vacinação da gripe e atualize também o esquema contra a covid-19. As duas vacinas podem ser aplicadas ao mesmo tempo”, frisou.

De acordo com a Sesa, atualmente, a cobertura vacinal da gripe no Espírito Santo é de 78,6%, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que ela seja de pelo menos 90%.

Por isso, o Estado pactuou com os municípios a oferta da vacina da Influenza a todos os cidadãos com mais de seis meses de idade que buscarem os serviços de vacinação.

Saiba onde se vacinar contra a gripe 

A influenza ou gripe é uma doença viral e aguda do aparelho respiratório, causada pelos vírus influenza dos tipos A, B e C. Geralmente benigna, mas que em alguns casos pode apresentar complicações, levando à internação hospitalar e até a óbito em casos extremos.

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane). É importante destacar que em casos suspeito, será necessário aguardar para receber a vacina.

Em Vila Velha, a prefeitura informou que as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município e podem ser aplicadas em horários de funcionamento.

Os grupos de maior risco para complicações como pessoas acima de 60, imunossuprimidos, diabéticos, hipertensos devem ser vacinados para evitarem complicações ou a óbito por influenza.

 

 

Reprodução: Folha Vitória