Alunos da Educação Infantil participam de projeto com contação de histórias africanas
Alunos das Unidades Municipais de Educação Infantil estão aprendendo sobre a história e cultura africana e afro-brasileira por meio de histórias contadas. Este é o projeto “Contos, Cantos e Encantos, da África ao Brasil”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação.
As histórias são lúdicas e chamam a atenção das crianças, que se divertem ao mesmo tempo que aprendem mais sobre a temática étnico-racial. O conhecimento e a valorização da cultura são repassados de uma forma didática e apropriada para a idade. O projeto iniciou em agosto e continua até que todas as unidades de ensino sejam contempladas.
A professora Jussimara da Conceição Santos é quem vai até as escolas contar as histórias e percebe a interação e aprendizado dos alunos: “Através da contação de histórias é possível apresentar, de maneira lúdica, essa temática tão importante, que é de interesse de todos. Por meio das histórias, as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos que levam interações com seus pares, além de possibilitar contato com a nossa rica diversidade cultural”, explicou.
Cada faixa etária aprende e absorve conhecimento de uma forma diferente. Por isso, a Coordenação de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas desenvolveu uma série de ações diferentes, durante todo o ano, para promover o desenvolvimento de ações que contribuam com a implementação da Lei Federal e das Diretrizes Curriculares Nacionais que dizem respeito ao assunto étnico-racial.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.